CIDADE
Formatura de jovens do Programa Miniempresa será nesta quarta
A estimativa é de que cerca de 1,3 mil pessoas participem do evento
Em 27/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Centro de Eventos da Fábrica de Ideias, da Prefeitura de Vitória, localizado em Jucutuquara, receberá a formatura da 21ª turma de Miniempresa, formada pelos alunos da Junior Achievement do Espírito Santo (JAES), nesta quarta-feira (28), às 19 horas.
A estimativa é de que cerca de 1,3 mil pessoas participem do evento, que reunirá familiares e gestores de empresas e instituições públicas e privadas do Espírito Santo.
Ao longo de seis meses, os estudantes puderam vivenciar e aprender na prática como funciona o dia a dia de uma empresa, desde o setor de produção até o administrativo/financeiro. O objetivo é incentivar jovens do ensino médio de escolas públicas e particulares a criar uma empresa e escolher, produzir e vender um produto.
Programa Miniempresa
Para iniciar o Programa Miniempresa, os alunos fazem pesquisa de mercado para identificar um produto e orçam a matéria-prima. Então eles fabricam a mercadoria, analisam o mercado e fazem o balanço das contas da miniempresa para, depois, partir para as vendas.
O resultado dessa experiência foi a produção de vasos decorativos, abajur, kit de jardinagem, cadernos ecológicos, entre outros produtos.
Os estudantes ainda contam com a ajuda e a experiência de profissionais voluntários que ensinam noções de marketing, finanças, produção e recursos humanos. Depois, eles apenas acompanham o andamento do negócio, que já é totalmente administrado pelos alunos.
Junior Achievement
Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo.
Atualmente, está presente em 123 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal. Os programas já beneficiaram cerca de 30 milhões de jovens em todo o mundo, com a colaboração financeira de empresas, fundações e pessoas físicas.
No Estado, a Junior Achievement chegou em 2001 e contabiliza mais de 240 mil alunos atendidos pelos programas em escolas públicas e particulares da Grande Vitória e do interior.
MAIS NOTÍCIAS
Alunos fazem trilha, confeccionam vaso sustentável e plantam mudas no Revis
Alunos de 4 e 5 anos da educação infantil da escola Moinho de Invento, em Jardim Camburi, Vitória, participaram nesta terça (27) de diversas atividades de Educação Ambiental no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha).
Os alunos fizeram interpretação ambiental com a "Trilha da Água", oficina de confecção de vaso autoirrigável, plantio de mudas de árvores, dinâmica dos ecossistemas, entre outras atividades, de acordo com a educadora ambiental Osnéia Peccoli.
Alunos participaram de atividades de Educação Ambiental no Revis da Mata Paludosa. Foto: Divulgação/Semmam
Vaso autoirrigável
Os alunos confeccionaram vasos com reaproveitamento de garrafas pet e plantio de temperos, motivando-os a ter a sua própria horta em casa, de forma prática e sustentável.
Plantio de mudas
Os alunos tiveram a oportunidade de participar de plantio de mudas de árvores no interior do parque.
Dinâmica dos ecossistemas
Essa dinâmica possibilita aos participantes conhecer como é formado o ecossistema da Mata Paludosa.
Interpretação ambiental
Os visitantes caminharam pela "Trilha da Água" para conhecer mais de perto as espécies que formam o ecossistema.
Ações
A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, contou que, na próxima terça-feira (3), será a vez dos menores de dois e três anos participarem da ação.
"O intuito de realizar essas atividades de Educação Ambiental é levar os alunos a perceber que eles podem contribuir com o meio ambiente em que vivem e fazer a diferença", contou Juliana.
Para o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, essas atividades têm como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação e da conservação da Mata Paludosa.
Parceria
A visita ao Revis da Mata Paludosa faz parte da parceria entre o Centro de Educação Ambiental com a escola Moinho de Invento. As atividades desenvolvidas estão no cardápio de aprendizagem do projeto Mata Paludosa, que é planejado em conjunto com o corpo docente da instituição de ensino.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL