NEGÓCIOS

Fortlev lança marketplace em apoio ao pequeno comércio

"O mundo em transformação": Eugênio de Vasconcelos Fulgêncio, é presidente da Fortlev.

Em 04/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Fortlev

De acordo com o presidente da Fortlev, Eugênio de Vasconcelos Fulgêncio, "o mundo passa por um processo rápido de transformação".

Apesar do avanço registrado nas vendas on-line durante o isolamento social provocado pela Covid-19, nem todos os comércios conseguiram aderir de imediato às vendas eletrônicas. Afinal de contas, quase sempre é necessário investimento e disponibilidade de tempo que os pequenos e médios negócios, com a retomada do crescimento das vendas físicas, não dispõem. Ciente dessa realidade, a Fortlev, líder nacional em reservatórios de água e com grande participação no mercado de tubos e conexões em PVC, lança um marketplace (plataforma comercial on-line) com o objetivo de apoiar o ingresso dos seus parceiros no comércio virtual, sem o comprometimento de recursos e agregando mais um canal de venda à loja de bairro.

Por meio da ferramenta, chamada Obrazul – desenvolvida pela startup de mesmo nome, através do primeiro edital do Laboratório de Inovação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findeslab) –, o empresário cadastra os produtos disponíveis em sua loja, informa o preço, a área de atendimento e a forma de entrega, e inaugura um novo canal de vendas, podendo incrementar o seu faturamento mensal. Não é cobrada taxa de adesão, mensalidade ou anuidade, apenas uma comissão sobre as vendas efetivadas, sendo essa a menor identificada no mercado nacional.

Transformação

De acordo com o presidente da Fortlev, Eugênio de Vasconcelos Fulgêncio, o mundo passa por um processo rápido de transformação.

“Entramos no século XIX de charrete e saímos de ônibus espacial. Novas companhias surgiram recentemente e já são gigantes. A produtividade tem aumentado exponencialmente com as tecnologias. O comportamento do consumidor mudou. Hoje temos que otimizar o tempo das pessoas, pois esse é um recurso escasso. Com tablets e smartphones, emitimos todos os nossos pedidos de vendas, tudo em tempo real. Resumindo, não podemos deixar de perceber esse imenso poder da tecnologia, além de fazê-lo chegar também aos nossos parceiros comerciais”, explica.

Wenzel Rego, diretor de Comercial e de Marketing da Fortlev. Foto: Divulgação/Fortlev

O diretor Comercial e de Marketing da Fortlev, Wenzel Rego, avalia que a pandemia acelerou a transformação digital em dez anos, criando novas demandas e exigências por parte do consumidor.

“Comprar pela internet é um caminho sem volta. Já existem materiais de construção que vendem on-line, mas são os grandes, pois precisa de equipe dedicada e investimento na ferramenta e em publicidade. Criar mais um canal de vendas para o nosso varejo tem grande importância para a Fortlev. A tecnologia focada no incentivo a esses estabelecimentos vai nos ajudar a ter ainda mais agilidade para atender o cliente, fomentando assim negócios”, explica.

Atuando com geolocalização, o objetivo do Obrazul é potencializar as vendas locais das lojas, aumentando a base de clientes. Por isso o site mostra, dentro de um raio máximo de cem quilômetros, as revendas que possuem o produto pesquisado pelo consumidor.

Design limpo

Conforme o engenheiro civil Pedro Henrique Pinto, CEO do Obrazul, o sistema é simples, tem design limpo e autoexplicativo. Possui cerca de 84 mil produtos pré-cadastrados com foto, e foi desenvolvido com base em informações obtidas diretamente de lojistas, adequando-se às necessidades deles.

“Além disso, oferecemos vídeos, treinamentos e canais diretos de comunicação para ensiná-lo a usar a plataforma”, enfatiza.

Pedro acrescenta que o Obrazul dá à loja um endereço na internet personalizado, que pode ser divulgado em materiais publicitários. Informa ainda que os pagamentos dos clientes são feitos diretamente para o Obrazul por cartão de crédito ou boleto, que repassa os valores aos lojistas conforme é acordado entre as partes, podendo, inclusive antecipar os valores.

Quem já aderiu à plataforma foi Matheus Kuster, de 22 anos, que conduz com a família a Kuster Material de Construção, loja fundada há 30 anos pelo seu pai Marcos Roberto. Com 15 funcionários, a loja funciona no bairro Ataíde, em Vila Velha.

“A inciativa é bem bacana. O layout é bonito e já cadastrei alguns produtos. A gente já atende muita gente pelo WhatsApp e fazemos algum trabalho em rede social. O Obrazul é uma boa solução. É o futuro. É excelente ter mais um canal de vendas”, conta.

Lançado como projeto-piloto na Grande Vitória, a expectativa é realizar um cadastro robusto de lojas para então focar na divulgação da plataforma para o consumidor final, informando a facilidade de comprar materiais de construção pela internet.  (Por Denise Klein – AsImp Fortlev)

Saiba mais:
O site do cadastrado será www.obrazul.com.br/nomedaloja.

 TÓPICOS:

NEGÓCIOS   |ECONOMIA   |   EDUCAÇÃO   |   SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO