POLÍTICA NACIONAL
Fórum Nacional de Governadores repudia invasão de terroristas
São milhares de criminosos de extrema-direita com a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas.
Em 08/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Criminosos de extrema-direita insatisfeitos com a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas, negociaram às claras o plano de pintar, na capital federal, uma releitura da invasão do Capitólio dos Estados Unidos e pavimentaram o caminho para o caos sem ruborizar a face.
Por meio de nota, o Fórum Nacional de Governadores externou sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados neste domingo (08), no Distrito Federal.
Os golpistas invadiram a Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por manifestantes terroristas
A depredação de prédios símbolos da democracia brasileira, impulsionada pelo inconformismo de criminosos de extrema-direita com a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas, é o epílogo de uma tragédia anunciada. Criminosos de extrema-direita negociaram às claras o plano de pintar, na capital federal, uma releitura da invasão do Capitólio dos Estados Unidos e pavimentaram o caminho para o caos sem ruborizar a face.
NOTA DE REPÚDIO
Fórum Nacional de Governadores externa sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal, os quais revelam a invasão da Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por manifestantes golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no País, e publica a presente nota de apoio à democracia, condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito. As Governadoras e os Governadores brasileiros, colocando-se à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os extremistas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação, bem como a subsequente penalização de seus responsáveis.
Fórum Nacional de Governadores
"EUA condenam qualquer esforço para minar democracia no Brasil"
Os Estados Unidos condenam qualquer esforço para minar a democracia no Brasil, disse o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, neste domingo, depois que apoiadores radicais do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremto Tribunal Federal (STF).
“O presidente Biden (dos Estados Unidos) está acompanhando a situação de perto e nosso apoio às instituições democráticas do Brasil é inabalável. A democracia do Brasil não será abalada pela violência”, disse Sullivan no Twitter. (Reportagem de Daphne Psaledakis e David Shepardson - REUTERS)
"Presidente do México condena ataque às sedes do poder em Brasília"
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, condenou, neste domingo (8), a invasão das sedes dos três poderes no Brasil por partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro e manifestou seu apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
“Repreensível e antidemocrática a tentativa de golpe dos conservadores no Brasil, incentivados pela liderança do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos”, criticou o presidente mexicano em sua conta no Twitter. (AFP - https://istoe.com.br/autor/afp/)
Leia também:
> Sequência omissões de Ibaneis Rocha resultou na invasão
> Presidente Lula decreta intervenção no Distrito Federal
> Os pobres estarão no orçamento público, diz Simone Tebet
> Bolsa de estudo para pesquisa é prioridades, diz ministra
> Ministro Alexandre Padilha defende democracia e diálogo
> Ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL), pede desfiliação do partido
> Teremos um ministério da paz e da justiça, diz Flávio Dino
> Fernando Haddad toma posse como ministro da Fazenda
> Em discurso no Congresso, Lula prioriza defesa à democracia
> Lula encara um terceiro mandato repleto de desafios
TAGS: LULA | INTERVNÇÃO | POLÍCIA FEDERAL | DISTRITO FEDERAL | TERRORISTAS | VÂNDALOS