EDUCAÇÃO
Fórum teme fechamento do EJA no ES, mas Sedu nega fim de turmas.
Grupo disse que não há perspectiva de abertura de turmas em julho.
Em 28/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Fórum EJA Espírito Santo denunciou a possibilidade de que pelo menos 27 turmas presenciais de Educação para Jovens e Adultos (EJA) sejam fechadas pelo Governo do Estado no segundo semestre deste ano. Segundo o Fórum, desde o ano passado 47 turmas já foram extintas. A Secretaria Estadual de Educação (Sedu), negou que algum curso será encerrado.
Uma audiência pública realizada na quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa, levantou o assunto com lideranças da área. De acordo com a coordenadora do Fórum, na área de Cariacica, Tatiana Oliveira, o Estado ainda não fez a divulgação do calendário para o próximo semestre e não há perspectiva de abertura de vagas para turmas presenciais de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Há, ainda, a preocupação de que o EJA seja oferecido apenas como educação à distância.
“Estamos preocupados e nos mobilizando para ver o que fazer”, disse.
Diante dessa possibilidade, alunos, professores e militantes da área de educação prometeram ocupar escolas estaduais de Norte a Sul do Estado, caso o governo decida extinguir as aulas presencias da EJA. O o coordenador do Fórum em Vitória, Carlos Fabian de Carvalho, pediu uma abertura no diálogo com a Sedu.
“Está difícil o diálogo com o Governo. Se não houver uma abertura e continuarem a fechar turmas de EJA vamos mobilizar os estudantes para promovermos uma ocupação em massa das escolas como protesto até que haja uma solução para essa ilegalidade”, afirmou.
Sedu
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) disse que nenhum curso será encerrado no Estado e que o EJA presencial está mantido nas instituições da rede estadual. A Sedu informou ainda que o calendário escolar, contestado pelo Fórum EJA, será publicado ainda nesta semana e que a publicação ainda está dentro no cronograma da secretaria.
Fonte: SEDU/g1-ES