CIDADE
Fotógrafos mirins registram pontos turísticos da cidade
A ação faz parte do projeto Olhares de Uma Cidade de Serra.
Em 09/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com o objetivo de valorizar a história do município da Serra, alunos da EMEF Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho, em Cidade Continental, saíram das quatro paredes da sala de aula e foram visitar as belas paisagens e monumentos históricos espalhados pela cidade. A ação faz parte do projeto Olhares de Uma Cidade.
Por meio do projeto os estudantes participaram de palestras, realizaram atividades práticas, pesquisas, oficinas de fotografia, criação de um blog e várias aulas de campo com visitas aos monumentos e lugares histórico-culturais do município.
De acordo com a diretora da instituição, Rosilene Araujo Martins Stem, o projeto proporcionou aos alunos uma vivência diferenciada, onde eles se tornaram efetivamente atores em suas aulas de história, deixando de serem expectadores e vivenciando um real diálogo com o patrimônio histórico do município.
“Nosso município conta com uma grande riqueza cultural e histórica. Tenho certeza de que com a metodologia empregada pelo projeto, nossos estudantes tiveram a oportunidade de compreender de maneira mais completa essa riqueza se tivessem apenas tido aulas tradicionais em sala de aula”, disse.
O resultado final de todo o processo, de oito meses de trabalho, é a exposição de registros fotográficos produzidos pelos próprios estudantes no refeitório da escola.
A exposição começou na última sexta-feira, dia 6, na escola Irmã Cleusa e permanecerá até o dia 31 desse mês. Após esse período seguirá para a Biblioteca Municipal, em Valparaíso, onde acontecerão oficinas e palestras sobre a temática.
Saiba mais:
Projeto Olhares de Uma Cidade: Foi desenvolvido pelas professoras Clara Zandomênico Malverdes e Christiane Farias nos últimos oito meses, com apoio da professora de Arte Sabrina Santana Lopes. Os alunos envolvidos no projeto são da turma do 5ºano B da EMEF Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho, em Cidade Continental.
Objetivo: fugir do método tradicional de ensino da disciplina História, levando os alunos a se tornarem agentes e testemunhas do processo histórico.
Exposição na escola: aberta até o dia 31 deste mês de outubro, para alunos e a comunidade local.
Mais eposição: a partir de novembro a exposição estará exposta na Biblioteca Municipal, em Valparaíso.