CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Foxconn, fábrica dos iPhones da Apple, já troca humanos por robôs na China.

Empresa descreveu as etapas de automatização de suas plantas.

Em 02/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Foxconn, empresa que produz os aparelhos da Apple e de outras empresas, anunciou planos de automatizar a fabricação de eletrônicos em suas plantas na China, o que irá colocar a cargo de robôs o que hoje é feito por trabalhadores, segundo o site “Digitimes”.

A Foxconn possui três fábricas no Brasil, em Manaus (AM), Indaiatuba (SP) e Jundiaí (SP), mas não afirmou se as mudanças serão levadas além do território chinês.

Além dos iPhones, iPads, iPods e Macs, da Apple, a Foxconn é a fabricante dos placas da Intel, componentes da Dell e HP, do PlayStation, da Sony, do Xbox, da Microsoft, e do Wii, da Nintendo.

A substituição ocorrerá em três fases, afirmou Dai Jia-peng, do comitê de desenvolvimento e automação da Foxconn nesta sexta-feira (30).

Na primeira etapa, as estações de trabalho individuais serão automatizadas, começar com aquelas que exigem exijam trabalho repetitivo dos trabalhadores ou que os coloquem humanos em risco. Na segunda, o objetivo é aumentar a performance ao eliminar da linha de produção o excesso de robôs.

Na terceira fase, toda a fábrica será automatizada. Sobrará às pessoas exercer algumas poucas funções, nas áreas de produção, logística, teste e de inspeção, afirmou Dai.

Três das fábricas da Foxconn na China já executam o plano, mas em diferentes estágios. As plantas de Chengdu, Shenzen e Zhengzhou já estão entre a segunda e terceira fases. Para isso, a empresa já montou 40 mil robôs industriais em suas próprias fábricas.

Por G1, São Paulo