POLÍTICA CAPIXABA

Frente parlamentar debaterá desafios do saneamento de Serra

O tema será Desafios do saneamento básico de Serra, presidido pelo deputado Gandini.

Em 12/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ellen Campanharo

A Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto na Grande Vitória voltará a se reunir na próxima quinta-feira (15), às 17 horas, na Assembleia Legislativa do ES. O tema a ser debatido neste quarto encontro do colegiado, presidido pelo deputado Gandini, será  “Desafios do saneamento básico de Serra”.

Para apresentar as informações do município, foram convidados a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Serra, Áurea da Silva Galvão Almeida; o secretário Municipal de Agricultura, Agroturismo e Pesca e Coordenador de Saneamento de Serra, Samuel Dias; e a Engenheira sanitarista e civil Verginia Reis Rocha, membro do Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Saneamento.

Foram também convidados para participar do debate representantes da Cesan, da concessionária Serra Ambiental, das prefeituras dos municípios da região metropolitana da Grande Vitória, do Governo do Estado, Ministério Público Estadual, OAB/ES e associações de moradores de Serra.

Segundo o deputado Gandini, o objetivo da frente é acompanhar todas as ações da companhia responsável pelo saneamento da Grande Vitória para buscar eliminar o lançamento de esgoto que ocorre diretamente no mar ou em rios, prejudicando a saúde da população, o meio ambiente e o turismo.

A frente também busca fiscalizar as prefeituras que contam com empresas próprias de saneamento para verificar o cumprimento das metas dos planos municipais de saneamento. Além disso, visa a estimular os moradores a ligarem suas residências à rede da Cesan, já que muitos na Grande Vitória já têm a rede na rua de casa, mas ainda não aderiram.

No município de Serra, a concessionária Serra Ambiental é a empresa contratada por meio da Parceria Pública Privada (PPP) para executar as obras de ampliação dos serviços de água e esgoto na cidade. “A importância de ouvir a experiência da Serra é que esta é a primeira experiência de PPP feita no estado. Por isso, vamos verificar como está sendo feito este trabalho, se estão sendo cumpridos os prazos e, caso o modelo seja exitoso, ele pode ser replicado em outros municípios”, destacou Gandini.

Na última reunião da frente parlamentar, do dia 10 de julho, foram discutidos os desafios do saneamento básico em Vitória, município que conta com 48 mil imóveis que precisam ser ligados à rede. A meta é finalizar este trabalho em 2023 na cidade.

Serviço

Reunião da Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto
Tema: Desafios do saneamento básico de Serra
Data: Quinta-feira, 15 de agosto
Horário: 17 horas
Local: Plenário Judith Leão, Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL