MEIO AMBIENTE

Frente Parlamentar discute impacto dos resíduos na vida marinha

Encontro do colegiado, presidido pelo deputado Gandini, acontece às 17h.

Em 17/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: DomTotal - Reprodução

A Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto ampliará as discussões sobre o saneamento básico no Estado. Nesta quinta-feira (19), às 17 horas, o colegiado debaterá o impacto que os resíduos sólidos têm sobre a vida marinha.

A nona reunião da frente terá como palestrantes o presidente do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), o médico veterinário Luiz Felipe Mayorca, e o diretor do Projeto Pegada, Rafael Braga.  

Luiz Felipe apresentará o trabalho do Ipram, que resgata e recupera animais marinhos, como pinguins e tartarugas, e depois os devolve ao seu habitat natural. Ele também mostrará alguns relatos sobre as consequências dos resíduos na saúde destes animais. Já Rafael Braga falará da experiência do projeto que une o esporte com a limpeza das praias.

“Essa é uma nova etapa da nossa frente, na qual queremos trazer a reflexão de como os poluentes, como o esgoto e o lixo doméstico, lançados em nossas praias prejudicam os animais marinhos”, destaca o deputado estadual Gandini, que preside a Frente Parlamentar.

Nas últimas edições, foram discutidos os desafios do saneamento básico dos municípios de Cariacica, Fundão, Vitória, Serra, Guarapari e Vila Velha. A reunião que trataria do município de Viana foi adiada, a pedido da Prefeitura daquela cidade, para o dia 24 de outubro.

Anteriormente voltada apenas para a região Metropolita, a Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto será estendida agora para todo o Estado.  “Recebemos solicitações de outros municípios querendo discutir também esse tema, por isso vamos ampliar a abrangência da frente”, ressalta Gandini.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL