CIDADE

Fumaça volta a incomodar moradores na Grande Vitória/ES.

Bombeiros explicaram que foram registrados vários focos de incêndio.

Em 31/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Municípios da Grande Vitória amanheceram cobertos por uma névoa branca, nesta terça-feira (31). O Corpo de Bombeiros explicou que foram registrados vários focos de incêndio em Vila Velha e na Serra, nesta segunda-feira (30).

Segundo os bombeiros, a situação ficou ainda pior por causa do tempo seco, sem vento e sem chuva, o que causou a névoa branca. O combate aos focos de incêndio está em andamento, de acordo com os militares.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Leonardo Merigueti disse que a crise hídrica no estado contribui para o aumento no número de incêndios e no tamanho da área queimada.

“As pessoas têm que ter consciência disso. Nós ainda tivemos pouca chuva nesses últimos meses, mas não o suficiente para recuperar nossos recursos hídricos nem para restinguir totalmente os incêndios de vegetação. Quando o bombeiro atua na extinção, logo depois vem uma pessoa e coloca fogo de novo”, falou.

Segundo Merigueti, o principal foco de incêndios é a região da Serra, que é o município com maior registro de incêndio em vegetação nos últimos seis anos.

“Lá, nós temos, hoje, três focos, sendo um já controlado, no Terminal Intermodal da Serra, no Contorno; temos um foco na região de Queimados, já com uma guarnição lá; e temos um foco no alto do mestre Álvaro, que, provavelmente, é criminoso. São focos onde as pessoas estão ateando fogo de forma intencional ou sem cuidado, negligenciando a segurança”, disse.

Além desses, há um foco em Vila Velha, na região do Parque Municipal de Jacarenema, que já havia sido controlado desde o dia 26 de maio. Mas, nesta terça, apareceu mais fumaça no local e uma equipe dos bombeiros foi enviada para monitorar o local.

Fonte: g1-ES