MEIO AMBIENTE
Fundo Clima apoia ações de recuperação ambiental na região do Cantareira.
A iniciativa tem por objetivo ajudar a combater a crise hídrica.
Em 04/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A região do Sistema Cantareira vai contar com a reposição de 50 mil mudas de árvores e com a recuperação de 25 hectares, principalmente perto de nascentes, dentro de um novo projeto apoiado pelo Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), do Ministério do Meio Ambiente (MMA). As ações tem por objetivo ajudar a combater a crise hídrica de São Paulo (SP).
A restauração ocorrerá em nascentes, córregos e rios nos municípios paulistas de Piracaia, Joanópolis e Nazaré Paulista. A Agência Ambiental Pick-upau é a responsável pela execução do projeto. “Há vários relatos de produtores locais de que muitas nascentes situadas nas propriedades dessas regiões estão desaparecendo”, alerta o CEO da instituição, Júlio Andrade. Segundo ele, o processo já foi iniciado em alguns pontos.
Em campo, os pesquisadores constatam o empenho da comunidade local em adotar medidas sustentáveis e, com isso, contribuir para a resolução da questão hídrica em São Paulo. “Os proprietários de terras na região têm consciência ambiental e sabem que, sem água, não vão poder continuar produzindo”, constata Andrade. “Todos estão dispostos a cercar uma parte dos terrenos para fazer o plantio.”
O Fundo Clima é um instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e tem por finalidade financiar projetos, estudos e empreendimentos que visem à mitigação (ou seja, à redução dos impactos) da mudança do clima e à adaptação a seus efeitos.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente