CULTURA

Fundo Ibero-americano seleciona projetos para 2016-2017.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 30 de setembro.

Em 14/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As inscrições para a convocatória 2016/2017 do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena) estão abertas até o dia 30 de setembro. O objetivo é construir um espaço cênico na região por meio de três editais que irão fomentar o apoio a redes, festivais e espaços cênicos.

"O Iberescena é um mecanismo que promove a integração do Brasil com outros países da América, o que tem uma importância muito grande para a Funarte, por se tratar da única ação no campo das artes cênicas de internacionalização realizada com regularidade", destaca o diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes, Leonardo Lessa.

O valor das premiações varia de 6 mil a 30 mil euros, de acordo com a categoria. As informações e os formulários referentes a cada um dos processos seletivos estão disponíveis, em português e em espanhol no site do Fundo

Inscrições

Até 2 de maio, as inscrições devem ser feitas pelos Correios ou por entrega física do material digitalizado na sede do Centro de Artes Cênicas da Funarte, localizado na rua da Imprensa, 16/1401, no centro do Rio de Janeiro (RJ). Neste caso, o material deve ser acompanhado de formulário devidamente preenchido, disponível para download no site do Iberescena. A partir dessa data, as inscrições poderão ser realizadas também via plataforma on-line, pelo site do próprio programa.

Editais

Os interessados poderão se inscrever em três editais:

Ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos

Esta convocatória é dirigida a redes, festivais, salas e espaços cênicos públicos ou privados de países integrantes do Iberescena, para a programação de espetáculos ibero-americanos, cuja prioridade seja mostrar propostas de circo, de dança contemporânea e/ou criação atual e de teatro, dos países membros do programa. O valor máximo é de 30 mil euros.

Ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas

A convocatória é dirigida a entidades ou instituições públicas ou privadas, grupos e companhias de teatro, dança contemporânea e circo profissionais, cujas atividades contribuam para fortalecer os planos de cooperação e integração mencionados no programa Iberescena. O valor máximo é de 25 mil euros.

Ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência

Este edital visa apoiar processos de residência em criação cênica realizados por criadores dos países membros do programa Iberescena. Em nenhum dos casos, a ajuda será destinada à produção. O valor máximo é de 6 mil euros para criadores e de 8 mil euros no caso das entidades.

Iberescena

Criado em novembro de 2006 a partir das decisões adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, o Iberescena tem entre seus principais objetivos o fomento da distribuição, circulação e promoção de espetáculos ibero-americanos, o aperfeiçoamento profissional nos setores de teatro, dança e circo, a promoção e criação de projetos que incluam as temáticas de perspectiva de gênero, povos originários e afrodescendentes, que favoreçam, inclusive, a coesão e inclusão social.

Fonte: Ministério da Cultura