CULTURA

"Fuscalhaços" leva alegria e diversão para o bairro Resistência

O projeto teve início na última quarta-feira (18) e percorreu 10 bairros da cidade de Vitória.

Em 24/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A iniciativa faz parte do projeto "Fuscalhaços", por meio da Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).

A alegria da criançada foi contagiante quando o cortejo de palhaços a bordo de um fusca roxo chegou à Rua da Luta, no bairro Resistência, na tarde desta segunda-feira (23). Os pequenos se divertiram com as apresentações circenses, palhaçadas, brincadeiras e cantorias.

A iniciativa faz parte do projeto "Fuscalhaços", por meio da Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).

O cortejo circense "Fuscalhaços" é uma criação coletiva do Grupo Árvore Casa das Artes. A ideia das apresentações surgiu durante o período da pandemia, quando as pessoas não podiam sair das suas casas.

Os pequenos Davi, Laura, Gabriel, Vitória e Cleiton não escondiam os sorrisos de orelha a orelha. "Nunca tínhamos visto isso antes aqui. Os palhaços são muito engraçados. Estamos gostando de tudo", disse Gabriel, de 5 anos, um dos mais entusiasmados.

O projeto teve início na última quarta-feira (18) e percorreu 10 bairros da capital.

Cultura e arte

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que acompanhou a ação, destacou a importância da ação. "Arte, cultura e diversão. Hoje estivemos em Resistência levando alegria e entretenimento para essa criançada. Essa é a cidade que acreditamos e queremos, promovendo carinho e igualdade para todos".

"A proposta é gerar acesso à arte para uma camada de pessoas que geralmente não têm oportunidade de assistir a atividades culturais. O fusca leva os equipamentos de circo e também faz o suporte de som mecânico", explica Wyller Villaças, um dos artistas participantes.

"O Fuscalhaços abre uma série de execuções de projetos culturais pertinentes à Lei Rubem Braga. Nosso objetivo é chegar a diferentes bairros de Vitória, democratizando de fato o acesso à Cultura na nossa cidade. Esse cortejo de alegria marca de uma maneira muito especial esse momento", comemorou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Leia também:

Projeto "Seresta na Praça" terá chorinho na sexta-feira (20)
Bienal 2022 terá Henrique Rodrigues e Micheliny Verunschk
Secult lançará obras literárias no próximo dia 25, em Vitória
"Viola Encanto de Mulher" terá grandes nomes da música raiz
Belezas capixabas estarão em exposição de pinturas acrílicas
> Apresentação cultural envolve alunos em escola e Vitória
Vitória terá o "Festival do Trabalhador" no final de semana
Dia das Mães: Cultura realiza sarau poético na próxima quinta
Vitória recebe Francisco Grijó e Getúlio Marcos Pereira Neves
Dia do Choro marca nascimento do 1º estilo urbano brasileiro
Grupo Sala Baila! abre circuito de teatro e dança no domingo
Livro: Cinco fatos curiosos sobre a gênese da Mona Lisa

TAGS:
VITÓRIA | FUSCALHAÇOS | CULTURA | BAIRROS | RESISTÊNCIA