ESPORTE CAPIXABA
Futebol de areia feminino capixaba exporta talentos para a Itália.
As atletas, que se preparam há dois meses, embarcam no próximo dia 9 de julho.
Em 06/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As defensoras Noele Bastos e Bárbara Colodetti, dois grandes talentos do futebol de areia capixaba, defenderão o Catanzaro no Campeonato Italiano de Futebol de Areia de 2015. As atletas, que se preparam há dois meses, embarcam no próximo dia 9 de julho e serão as primeiras brasileiras na competição, conforme informações fornecidas por dirigentes do clube italiano.
“O presidente do clube entrou em contato conosco por meio de um jogador de beach soccer do Espírito Santo que não quer seu nome revelado. Este jogador quando veio da Europa nos tirou todas as dúvidas. Logo depois representantes do clube pediram nossa numeração de roupa, aí vimos que realmente era algo concreto. E o Catanzaro é o atual campeão italiano”, disse Noele.
“A expectativa é a melhor possível. Estamos focadas são dois meses de muita preparação. Sabemos que o beach soccer feminino é pouco visto, ainda está em crescimento, e com essa nossa ida a Itália estamos dando um pontapé inicial para que a partir do ano que vem mais brasileiras possam ir para outros time”, comentou Noele.
“Pelo que sabemos, nunca nenhuma menina brasileira foi disputar essa competição. É a primeira vez que um time italiano contrata no feminino, já que no masculino é muito comum. Estamos indo de vitrine, a partir de nós se Deus quiser haverá mais contratos para o beach soccer feminino”, acrescentou.
As duas atletas defendem o Rio Branco Beach Soccer, onde estão tendo atividades emn pelo menos três vezes por semana, sob orientação do técnico Alex Fabiano, que dirigiu Vila Velha no último Estadual masculino.
“A parte psicológica, para cuidar na nossa ansiedade, foi feita com a psicóloga esportiva Marcela Bastos, que acreditou no nosso projeto e entrou de cabeça junto com a gente. Fazemos ainda a prevenção. Eu na Multifisio e a Bárbara na Fisioterapia Mata da Praia, cada uma com seu fisioterapeuta de confiança”, destacou Noele.
“Receberemos um salário que já foi combinado, passagens aéreas, hospedagem e alimentação. Não teremos nenhum gasto”, disse.
Otimismo
Barbara está otimista em relação à passagem pela Itália. “ Sei que é uma grande oportunidade, espero aprender muito e que seja uma porta para o desenvolvimento do beach soccer feminino. O convite foi uma surpresa muito grande e alegria imensa. Sabemos a realidade do futebol feminino em qualquer que seja a modalidade e uma oportunidade dessa tem que ser agarrada e muito bem aproveitada”, avaliou.
“Fisicamente estou muito bem, intensifiquei os treinos aqui em Vitória para chegar bem e me juntar ao time da melhor maneira possível”, comentou.
“Sobre o idioma arranho um pouco por já ter feito um curso há algum tempo. Mas este curso, além de básico, foi de curto período. Espero pelo menos me entender dentro de quadra (risos)”, comentou Barbara.
“O famoso friozinho na barriga ocorre sim. Ainda mais chegando a hora do embarque”, finalizou Barbara.
Fonte: Pauta Livre