POLÍTICA INTERNACIONAL
G20: EUA e UE fecham acordo sobre tarifas de aço e alumínio
Estados Unidos e os líderes da União Europeia fecharam um acordo na noite deste sábado (30).
Em 31/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Segundo a secretária de Comércio de Washington, Gina Raimondo, o pacto vai manter a tarifa de 25% sobre o aço e o alumínio europeus.
O governo dos Estados Unidos e os líderes da União Europeia conseguiram fechar um acordo na noite deste sábado (30), em Roma, às margens do G20, sobre a guerra comercial iniciada há três anos sobre as tarifas de importação que atingem o aço e o alumínio europeus.
Segundo a secretária de Comércio de Washington, Gina Raimondo, o pacto vai manter a tarifa de 25% sobre os dois itens impostas pelo governo de Donald Trump, criada em 2018, mas vai permitir uma entrada de “quantidades limitadas” de aço e alumínio sem essas taxas extras.
Em troca, o bloco europeu não vai retaliar a medida e não vai impor o aumento de taxação em produtos norte-americanos, como motocicletas, Bourbon e outros itens alimentares.
Segundo o conselheiro para a Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, esse será o primeiro acordo do tipo que levará em conta a neutralidade de carbono na produção do alumínio e do aço por parte tanto das empresas de seu país como as do bloco.
Apesar de concordar que as conversas continuarão, Sullivan ressaltou que o pacto “remove o maior fator de irritação nas relações bilaterais” e o transforma “em um progresso comum até o objetivo central”.
O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, falou neste domingo (31) sobre o tema, antes do início das reuniões em Roma, e disse ver “com grande satisfação o acordo” e que ele confirma “o novo reforço em andamento para as já estreitas relações transatlânticas e a progressiva superação do protecionismo dos últimos anos”.
“Que esse acordo seja um primeiro passo em direção à reabertura das trocas entre UE e EUA para favorecer o crescimento de ambas as economias”, concluiu o italiano. (ANSA).
Leia também:
> Após negociações, G20 se aproxima de acordo sobre clima
> Bolsonaro tem agenda esvaziada e ironizado pela imprensa
> Rainha Elizabeth 2ª cancela sua participação na COP26
> Biden edita decreto suspendendo restrições de viagens aos USA
> China anuncia restrições após aumento de casos de covid
> Joe Biden e Macron falam de uma defesa europeia mais forte
> Os EUA têm compromisso de defender Taiwan, diz Joe Biden
> Presidente da Itália se reúne com Merkel e volta a defender UE
> EUA: Sistema tributário precisa funcionar para a classe média
> Confrontos em protestos na Itália deixam presos e feridos
TAGS: REUNIÕES | TARIFAS | ACORDOS | ALUMÍNIO | COP26 | G20 | AÇO