CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Google Assistente fará reservas em restaurantes e lerá notícias
Novidades foram anunciadas pelo Google durante evento hoje em SP.
Em 07/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Google Assistente, espécie de secretaria do Google, ganhará novas habilidades no Brasil: passará a fazer reservas em restaurantes, mostrará vídeos da Globo no Globoplay e lerá notícias em português de veículos de imprensa brasileiros.
Anunciadas pelo Google durante evento realizado em São Paulo nesta quinta-feira (7), as novidades incluem ainda uma estreia. Pela primeira vez, o Google Assistente fará transações. Sem sair do serviço, os usuários poderão pedir comida no iFood, comprar ingressos para cinema pelo Ingresso.com ou agendar viagens em táxis ou carros particulares pela 99.
"O Português é a segunda língua mais falada pelo Google Assistente", afirmou Brad Abrams, gerente de produto do Google.
Criado para interligar os diversos serviços do Google, como Maps e YouTube, o Assistente usa inteligência artificial para o executar tarefas. É possível pedir a ele para tocar vídeos, fazer buscas na internet ou para marcar compromissos. Durante o Google I/O, empresa apresentou uma nova função, que ainda não foi liberada: a de realizar ligações telefônicas para marcar idas a cabeleireiros ou restaurantes.
Só que, por meio de parcerias do Google com outras empresas, o Assistente pode acionar outros serviços. O que o Google anunciou foram acordos desse tipo, alguns dos primeiros com empresas no Brasil.
Já era possível pedir ao Assistente para tocar músicas Spotify, enviar mensagens pelo WhatsApp ou rodar vídeos do Netflix. Agora, será possível solicitar a ele que leia notícias da CBN, “O Globo”, Rádio Globo, Jovem Pan e “Veja”.
No próximos meses, será possível também pedir para p Assistente fazer streaming de vídeos no Globoplay, o serviço de vídeo sob demanda da Globo.
Segundo o Google, o Brasil é o terceiro país que mais aciona o Assistente, ainda que esse serviço só tenha sido liberado no pais em agosto do ano passado. Ele é uma das principais apostas do Google para consolidar as diversas experiências de duas plataformas e é capaz de realizar mais de 1 milhão de ações.
( Foto: Reprodução)