POLÍTICA CAPIXABA
Governador do ES alerta novos prefeitos sobre crise econômica.
Não é a primeira vez que Hartung alerta os gestores municipais.
Em 04/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (03), o governador Paulo Hartung anunciou que irá recomendar aos novos prefeitos eleitos que criem uma equipe técnica de transição para avaliar a peça orçamentária do município prevista para o ano que vem. Hartung ressaltou que a medida pode evitar surpresas desagradáveis e que o orçamento projetado seja maior que a receita arrecadada.
Não é a primeira vez que Hartung alerta os gestores municipais que o período é economicamente desafiador e que exige austeridade fiscal e muita criatividade para manter as prefeituras com os serviços em funcionamento e pagamentos em dia. O último alerta do governador foi em janeiro onde, na oportunidade, reuniu no Palácio Anchieta, em Vitória, prefeitos e representantes municipais para detalhar as contas públicas estaduais e projeção de arrecadação.
Equipe técnica
“Aos prefeitos eleitos, sugiro criar uma equipe técnica para conhecer a peça orçamentária do município para 2017. No último pleito eleitoral, quando fui eleito governador, fizemos isso e, junto com a Assembleia Legislativa, reajustamos o orçamento. É uma ação importante e estratégica. É fundamental os prefeitos eleitos chegarem às prefeituras conscientes do quadro que estamos vivendo no país. É um cenário altamente desafiador com despesas altas e receita em queda", alertou.
Ainda durante a entrevista coletiva, o governador ressaltou que a votação das eleições ocorreram com tranquilidade sem o registro de ocorrências relevantes. “Tenho que fazer um elogio público à Justiça Eleitoral pela organização, rápida operação e anúncios dos resultados”, disse Paulo Hartung.
Jovens prefeitos
Paulo Hartung anunciou ainda que, nesta terça-feira (04), às 15 horas, vai receber em seu gabinete a visita dos prefeitos eleitos em Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Pedro Canário e Rio Novo do Sul. O critério para o encontro é a idade, inferior a 40 anos, e o fato de ser o primeiro mandato dos gestores eleitos.
Secom/ES