POLÍTICA CAPIXABA

Governador do ES participa da abertura da 8ª edição do Cosud

Governador participou da abertura da 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

Em 02/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom

A abertura da edição, que dá início ao segundo ciclo de encontros do Consórcio, foi marcada pela assinatura do protocolo de intenções do projeto de lei que cria oficialmente o Cosud. 

O Governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, participou da abertura da 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Belo Horizonte, Minas Gerais, nesta sexta-feira (2).

A abertura da edição, que dá início ao segundo ciclo de encontros do Consórcio, foi marcada pela assinatura do protocolo de intenções do projeto de lei que cria oficialmente o Cosud. Cada governador irá entregar o projeto de lei à Assembleia Legislativa de seu Estado.

Em seu discurso de abertura, Casagrande destacou a importância de se oficializar o Cosud para que os sete estados membros, que juntos somam mais de 50% da população e mais de 70% do PIB do país, trabalhem em conjunto.

"A reunião de hoje é muito importante, pois nós daremos um passo na organização do nosso Consórcio, que se estabelece visando trabalhos conjuntos e união de forças para que a gente possa alcançar nossos objetivos. Apesar de estarmos em regiões próximas, temos estados distantes, como por exemplo Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Mas, a situação e a realidade brasileira impõem que as unidades federativas e os entes subnacionais possam estar organizados", pontuou o capixaba.

Durante o evento, serão debatidos temas em conjunto entre os sete estados, especialmente a geração de emprego e renda e a reforma tributária, que são temas centrais do encontro.

"A reforma tributária é um tema de interesse de todos os estados, independentemente de serem vizinhos uns dos outros. O Consórcio Sul e Sudeste tem a oportunidade, como já estamos fazendo, de tratar de políticas públicas importantes e de dar protagonismo aos estados. Em um país da dimensão do Brasil, os estados não podiam ficar à margem e nem sem protagonismo. Então, nós assumimos protagonismo nesses últimos anos e nós queremos que os estados possam dar a sua contribuição para o desenvolvimento do país e gerando oportunidade aos brasileiros", disse Casagrande.

A programação do Cosud continua durante a tarde desta sexta-feira com reuniões dos governadores e dos grupos de trabalho dos secretários de Estado. Neste sábado (3), os governadores se reunirão para lançar a Carta de Belo Horizonte. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Câmara de Linhares presta homenagem aos servidores do HGL
Governador autoriza obra em Cariacica pelo Fundo Cidades
Governo lança programa de desenvolvimento da cafeicultura
Parque de Exposições de Jerônimo Monteiro recebe obras
Municípios recebem estratégias para prospecção de negócios
Governo ES anuncia novos investimentos em Alto Rio Novo
Governo ES anuncia pavimentação e nova US em Pancas
Governador se reúne com executivo da plataforma Shein
Governo ES anuncia construção de duas US em Pinheiros
Governo do Estado anuncia investimentos na região sul

TAGS:
GOVERNO/ES | COSUD | ABERTURA | INTEGRAÇÃO | MINAS GERAIS