CIDADE

Governador inaugura delegacia e unidade de saúde em Alegre/ES.

A solenidade de inauguração contou com a presença de moradores e lideranças da região.

Em 27/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na tarde desta segunda-feira (26), o governador do Estado, Paulo Hartung, inaugurou dois importantes equipamentos públicos para a população de Alegre e Região. O primeiro foi a Unidade Básica de Saúde "Maria Aparecida Sabino Gonçalves", localizada no bairro 13 de Maio. Já o segundo foi a conclusão das obras de modernização da 6ª Delegacia Regional da Polícia Civil, que fica no Centro do município. A solenidade de inauguração contou com a presença de moradores e lideranças  da região.
 
Para a construção da Unidade de Saúde foram investidos R$ 225.345,73 com recursos provenientes de convênio entre Prefeitura, Ministério da Saúde e emenda parlamentar. O espaço conta com recepção, consultórios, escritório e sala de vacina. A unidade tem previsão de realizar 1.200 atendimentos por ano.   "É uma obra importante e antiga reivindicação, que com certeza vai dar mais qualidade de vida para a comunidade", avaliou o prefeito em exercício Nemrod Emerick. 
 
Em discurso, o governador Paulo Hartung reforçou que saúde e segurança pública são prioridades do Poder Executivo Estadual. "A saúde pública é um desafio de grandes proporções em nosso país. Essa nova unidade é mais uma porta importante no Sistema Único de Saúde. Da mesma forma ocorre com a delegacia que, após a reforma, está linda e vai permitir melhor organizar o trabalho da polícia", disse Hartung. 
 
"Esta Delegacia Regional de Alegre atende 10 municípios da região, abrangendo aproximadamente 110 mil habitantes, com a prestação de serviços, inclusive em plantão,  o que facilita na logística do trabalho policial e  atendimento à população. Esses avanços são fruto de um trabalho planejado que segue uma política fiscal implantada pelo Governo do Estado", explicou a chefe de Polícia,  Delegada Gracimeri  Gaviorno. 
 
Já o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou que as instituições ligadas à segurança pública estão atuando de forma planejada e integrada para combater os índices de criminalidade. "Temos feito uso intensivo de ferramentas de gestão, respeitando os recursos públicos, sendo criativos e com metas definidas, sabendo onde queremos chegar. Estamos com nossos indicadores em queda e ampliando oportunidades nas áreas sociais, pois além das ações policiais, o Governo quer dar opção para nossos jovens em situação de vulnerabilidade social", disse Garcia.
 
Delegacia Regional
 
O investimento foi de R$ 800 mil custeados com recursos da Polícia Civil e do Fundo de Reequipamento da Polícia Civil (Funrepoci).  A Delegacia foi toda reformada e possui 581 m² de área total construída, dividida em duas cozinhas, uma copa, nove banheiros, sendo um masculino e um feminino para os portadores de necessidades especiais (PNE) e oito salas onde serão instalados os cartórios, a sala de investigação, sala de identificação, o alojamento para os policiais e uma sala para guardar material.
 
A unidade possui duas entradas independentes, uma delas para a população ter acesso à unidade e a outra exclusivamente para presos. Por isso, ao chegar à Delegacia, o cidadão será recebido em um ambiente preparado para o atendimento inicial.
 
De acordo com o chefe da Comissão de Obras da Polícia Civil, Carlos Sebastião Pétris, a nova unidade atende às normas de acessibilidade e são compatíveis com as atuais demandas do órgão em termos de espaço institucional e com o pleno exercício das atividades desenvolvidas em prol da sociedade. “Optou-se por realizar intervenções de reforma e adequações, pois o estudo de viabilidade revelou que estas seriam a melhor alternativa em termos de custo-benefício para compatibilizar nas edificações as demandas atuais e futuras da instituição”, afirmou. 
 
Durante a reforma conduzida pela Comissão de Obras da Polícia Civil foram contratados e executados os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário, o cabeamento estruturado para rede lógica de dados e telefonia, as instalações de prevenção e combate a incêndio, a climatização e conforto ambiental, a sonorização, a pavimentação e drenagem, o sistema de proteção a descargas atmosféricas, o sistema de alarme e o circuito interno de televisão.
 
 
Fonte:Secom ES