NEGÓCIOS

Governador Paulo Hartung abre oficialmente a Agro ExpoNorte no ES.

Hartung falou da possibilidade de incluir o evento no calendário estadual.

Em 22/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em Visita a Agro ExpoNorte, na manhã de ontem (21), o governador Paulo Hartung falou da possibilidade de, já em 2016, tornar a feira um evento estadual. “Vamos trabalhar para tornar essa feira um evento estadual, reconhecido nacionalmente, que abrigue toda cadeia produtiva rural capixaba aqui em Linhares”. 

O Secretário municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, Mauro Rossoni Junior, disse que vai fazer o possível para tornar essa ideia uma realidade. “Linhares é um berço do agronegócio, e promover aqui uma feira estadual será muito importante não só para o município, mas para toda região”.

Na programação de sábado, último dia do evento, tem o encerramento do concurso leiteiro e premiação das escolas. Uma banca julgadora, formada por representantes das secretarias de Educação e Meio Ambiente, vai escolher os três melhores trabalhos apresentados durante a Feira Escolar Municipal de Ciências e Desenvolvimento para um Ambiente Sustentável. A Escola vencedora será premiada com a instalação do projeto na unidade de ensino.

Simpósio da pecuária marca penúltimo dia da Agro ExpoNorte

Com o tema aumentando a produtividade no campo, Balde Cheio, Boi Gordo, Capim Verde, o Simpósio da Pecuária reuniu pecuaristas, técnicos e fornecedores do setor

Para o Presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore – (ACCN), Nabih Amin El Aouar, a integração dos membros do setor rural é um dos fatores primordiais para aumentar a produção. “Levar conhecimento, integrar os membros do setor rural e valorizar o homem do campo, é disso que precisamos para aumentar produtividade”, concluiu.

O professor, Engenheiro Agrônomo, Sanitário e Ambiental, Especialista em Recursos Hídricos, Henrique Lobo, palestrou sobre a situação hídrica do Rio Doce e suas consequências para o setor da pecuária, e fez um alerta: "A tendência para 2030 é que todos os mananciais, de João Neiva até São Mateus, sequem”.

Lobo disse ainda que para evitar que isso aconteça é necessário recuperar as nascentes e fazer caixas secas. “A retirada das florestas nas décadas de 50, 60 e 70, e o mal uso do solo levaram a pouca infiltração de água, e isso tem feito ao mananciais secarem. Para reverter essa situação é preciso recuperar as nascentes e fazer caixas secas.

Por Katia Quedevez