POLÍTICA CAPIXABA
Governador Paulo Hartung crítica desajuste das contas públicas da União
O país tem conserto. E muitas coisas já estão em andamento com o reajuste fiscal que está em curso...."
Em 20/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
"A crise econômica que estamos vivenciando não é por conta da influência do mercado internacional, mas sim por falhas na escolha da política econômica nacional". Assim o governador do Estado, Paulo Hartung, abriu palestra que ministrou neste sábado (20) durante o 1º Encontro Empresarial Avança Sul. O evento acontece até domingo (21) no Parque do China, em Domingos Martins.
No entendimento do governador, a visão não é de pessimismo, porém é necessário o Governo Federal avançar na política de austeridade fiscal e priorizar a redução dos custos da máquina pública. Hartung ressaltou que o Poder Executivo Estadual conseguiu reajustar o orçamento do Estado. Algo inédito na conjuntura nacional.
"O país tem conserto. E muitas coisas já estão em andamento com o reajuste fiscal que está em curso. Sonho em ver esse país bombando, dando mais oportunidades para nossos filhos e netos. Porém, para isso é necessário arrumar a casa para retomar a credibilidade junto aos investidores internacionais", ponderou.
O governador Paulo Hartung aproveitou a oportunidade junto aos empresários e informou que o atual período financeiro do Estado é delicado. Lembrou que a atual peça orçamentária está equilibrada e acompanha a relação entre arrecadação e custeio.
"Quando saímos, deixamos o Espírito Santo com uma poupança de R$1,6 bilhão, uma capacidade de investimento em torno de 16% da receita e uma nova e crescente fonte de arrecadação que eram os royalties. Infelizmente, tudo isso foi queimado com custeio e reajustes no orçamento das instituições públicas ligadas aos cofres públicos do Estado", disse Hartung.
"Conseguimos reajustar o orçamento do Estado. Algo inédito na conjuntura nacional. Tivemos muito diálogo com os deputados para planejar uma peça orçamentária realista, pois, a arrecadação, por royalties e ICMS, está em queda e até o momento dentro do cenário adverso que já imaginávamos", avaliou o governador.
Além do governador, também participaram do evento os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy; Economia e Planejamento, Regis Mattos; Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo; Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto.
Fonte:Secom ES