ECONOMIA NACIONAL
Governador Paulo Hartung ministra palestra para economistas no RJ.
O governador fez uma exposição do atual momento político e econômico brasileiro
Em 26/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O governador Paulo Hartung participou, nesta sexta-feira (26), do ‘Diálogos Brasil Contemporâneo’, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento foi realizado na sede da Fundação, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, o governador fez uma exposição do atual momento político e econômico brasileiro para vários professores, economistas, advogados e convidados da instituição.
Em sua participação, o governador e economista Paulo Hartung defendeu a necessidade de serem realizadas reformas: política, previdenciária e econômica. Após a palestra, Hartung foi abordado sobre diversos temas pelos participantes. Os assuntos mais debatidos giraram em torno da negociação de dívidas dos Estados com a União, as reformas propostas e atual conjuntura do Brasil. Também foi discutido a política de austeridade fiscal e a queda nos índices de homicídios no Espírito Santo.
O período desafiador
"Precisamos aproveitar esse período desafiador que o país está vivenciando para realizar os ajustes necessários. Historicamente realizamos reformas em momento de progresso e crescimento, mas agora precisamos criar ferramentas para o país poder enfrentar o período de recessão. Defendo que essas mudanças ocorram com muito debate no Congresso, incluindo as áreas envolvidas e, principalmente, envolvendo a sociedade como um todo", comentou.
O governador disse acreditar na "prática da boa política" como ferramenta fundamental para o país reencontrar o caminho da retomada do crescimento econômico."Precisamos muito da política neste momento como ferramenta da operação e transformação. Atualmente, temos um sistema político completamente desconectado da vida da sociedade brasileira, mas torço pela retomada do bom debate para o Brasil reencontrar crescimento socioeconômico", destacou.
O Instituto Brasileiro de Economia
O Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) foi criado em 1951. É a unidade da Fundação Getulio Vargas (FGV) que tem por missão pesquisar, analisar, produzir e disseminar estatísticas macroeconômicas e pesquisas econômicas aplicadas, de alta qualidade, que sejam relevantes para o aperfeiçoamento das políticas públicas ou da ação privada na economia brasileira, estimulando o desenvolvimento econômico e o bem-estar social do país.
Desde a sua criação, o IBRE desenvolve estudos sociais, pesquisas, análises e diversos indicadores baseados no levantamento de dados econômicos, financeiros e empresariais. Entre as estatísticas econômicas produzidas pelo IBRE destacam-se os índices de preço e os indicadores de tendências e ciclos de negócio, de ampla utilização por estudiosos, analistas da economia brasileira e gestores na esfera pública e privada.
Secom/ES