CIDADANIA
Governo antecipa o Bolsa Família em mais 7 cidades no Sul.
Os beneficiários podem fazer o saque qualquer dia.
Em 21/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Beneficiários do Bolsa Família de mais sete cidades da região Sul que estão em situação de emergência já podem sacar o benefício. Não é necessário esperar a data prevista no calendário de pagamento. Estão sendo transferidos mais de R$ 523 mil para 3,7 mil famílias dessas localidades. A decisão vale para os meses de janeiro e fevereiro, informa o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A medida, tomada devido à situação de emergência causada pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e o Paraná, já valia para outras 52 cidades da região. Os beneficiários podem fazer o saque qualquer dia, independente do último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão.
O beneficiário que tiver algum problema com o cartão de saque por causa das chuvas também pode retirar o valor disponível. Nessa situação, o responsável pela família deve ir ao setor do Bolsa Família no município e solicitar a Declaração Especial de Pagamento. O documento apresentado em substituição ao cartão vale por 60 dias.
Calendário
Pela regra, o Bolsa Família é pago nos últimos dez dias úteis de cada mês e segue o último algarismo do NIS. As famílias com cartões terminados em “1” recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, as com cartões de final “2” no segundo dia e assim por diante.
Fonte: MDS