EDUCAÇÃO

Governo autoriza a criação de 11 cursos particulares de medicina

MEC diz que novos cursos, no Sul e no Sudeste, devem iniciar as atividades em 2017.

Em 01/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O governo federal autorizou nesta terça-feira (1º) a abertura de 11 novos cursos de medicina (veja a lista ao final desta reportagem). Conforme o Ministério da Educação, nesses cursos serão oferecidas 710 vagas.

O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer.

Os novos cursos são parte de um edital do governo federal, que oferecerá, ao todo, 2.305 vagas em vários estados. Ao final da implementação do previsto no edital, serão 36 autorizações para abertura de novos cursos.

De acordo com o Ministério da Educação, os novos cursos anunciados nesta terça-feira, em municípios do Sul e Sudeste, devem iniciar as atividades ainda em 2017. Instituições do Norte e Nordeste serão contempladas em uma nova leva de autorizações.

“Cumprimos mais uma etapa da nossa missão como gestores da educação brasileira”, afirmou em discurso o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Temer

Durante o evento, o presidente Michel Temer afirmou que atos como o desta terça-feira mostram que o governo está "destravando pendências" que se arrastavam em setores como educação e saúde desde 2014.

Na sequência, o presidente disse que o governo tem criado as condições para que mais médicos cheguem ao interior do país e as desigualdades sociais sejam reduzidas.

"Este gesto, agora da educação e da saúde, faz aquilo que é o mote do nosso governo: recolocar o Brasil nos trilhos. Para que, com os trilhos aprumados, quem chegar em 2019 possa conduzir a locomotiva sem nenhum acidente nessa ferrovia", afirmou.