ECONOMIA NACIONAL

Governo cria fórum para debater políticas de emprego.

O objetivo foi discutir propostas que tragam melhorias para as políticas de emprego, renda e previdência.

Em 04/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em sintonia com a política do governo federal de dar espaço para a participação popular, foi promovida, quarta-feira (2), em Brasília a primeira reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e Previdência Social. O objetivo foi discutir propostas que tragam melhorias para as políticas de emprego, renda e previdência. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença de representantes dos trabalhadores, empresários, aposentados e pensionistas.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rosseto, foram apresentadas “várias ideias” sobre temas como a redução da jornada de trabalho, qualificação profissional e rotatividade no emprego.

“Queremos fazer como fizemos com o Programa de Proteção ao Emprego, ou seja, a partir do debate construir novas iniciativas”, disse Rossetto em entrevista à imprensa após a reunião. 

O ministro interino do Trabalho e Emprego, Fracisco Ibiapina, ressaltou a importância de buscar diretrizes para que o governo possa realinhar suas políticas públicas de trabalho, emprego e renda.

Nesta primeira reunião foi apresentado o Plano de Trabalho do Fórum, e foram instalados dois grupos de trabalho: um para debater Crescimento, Trabalho, Emprego e Renda; e outro sobre Previdência.

Estão previstas reuniões plenárias mensais, e reuniões semanais desses grupos, que têm previsão de encerramento, com apresentação do relatório final, em 17 de fevereiro de 2016.

Para o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, a criação do fórum vem em boa hora. “Este fórum está num momento muito pertinente para buscarmos um diálogo. A vontade positiva é importante.”

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, aprovou a criação do fórum como um espaço de debates e soluções. “Valorizo o diálogo entre trabalhadores, empresários e o governo. Este fórum incentiva cada vez mais o diálogo com o governo.”

Pelo governo, além de Rosseto, participaram os ministros Nelson Barbosa, do Planejamento, Orçamento e Gestão; além de Carlos Gabas, da Previdência Social. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) liderará as discussões do Grupo que debaterá Crescimento, Trabalho, Emprego e Renda. Segundo Ibiapina, existem instrumentos que o MTE vem desenvolvendo e aplicando ao longo dos anos que necessitam ser examinados e avaliados para saber se ainda são pertinentes.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego, com informações da Agência Brasil