TEMAS GERAIS

Governo define integrantes do comitê de gestão da crise de Mariana.

Casa Civil vai coordenar atuação do comitê, que tem por objetivo oferecer respostas ao acidente.

Em 24/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O governo já definiu quais serão os integrantes do Comitê de Gestão e Avaliação de Respostas ao desastre ocorrido nas barragens do Fundão e de Santarém no município de Mariana (MG) e suas repercussões na bacia do Rio Doce, atingindo o Espírito Santo. Portaria com os nomes dos titulares e suplentes foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24).

O objetivo do Comitê de Gestão e Avaliação de Respostas será acompanhar as ações de socorro, de assistência, de restabelecimento de serviços essenciais afetados, de recuperação de ecossistemas e de reconstrução decorrentes do desastre.

Com o acidente, cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos foram liberados no meio ambiente, o suficiente para encher 24,8 mil piscinas olímpicas. Os rejeitos estão atingindo 15 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo cruzados pelo rio Doce, que recebeu a onda de lama proveniente das barragens.

A coordenação do grupo está a cargo da Casa Civil da Presidência da República. Pela Casa Civil, o titular é Bruno Moretti e o suplente, Pedro Helena Pontual. O Ministério da Integração Nacional tem Carlos Antônio Vieira Fernandes (titular) e Adriano Pereira Júnior (suplente). Pelo Ministério da Justiça foram indicados Ricardo Guanaes Cosso (titular) e Erotildes Messias De Sousa Filho (suplente).  O Ministério da Defesa participa com o General de Divisão César Augusto Nardi De Souza (titular) e o Capitão de Mar e Guerra Walter Marinho De Carvalho Sobrinho (suplente).

O Ministério de Minas e Energia tem Carlos Nogueira Da Costa Junior (titular) e Telton Elber Corrêa (suplente). O Ministério do Meio Ambiente participa do comitê com Marilene Ramos (titular) e Vicente Andreu Guillo (suplente). O Ministério da Cultura está presente no comitê com Jurema De Sousa Machado (titular) e Frederico Hermann Barbosa Maia (suplente). A Advocacia-Geral da União está presente com Renato Rodrigues Vieira (titular) e Fernando Luiz Albuquerque Faria (suplente).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Diário Oficial da União