ESPORTE NACIONAL
Governo discute prevenção à violência e ao racismo no futebol.
Governo anunciou foco no combate ao racismo no esporte e cadastro de torcidas.
Em 15/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Torcedores, organizações de esporte e representantes dos ministérios do Esporte e da Justiça se reuniram, nesse final de semana, em São Paulo, durante o 4º Seminário Nacional de Torcidas Organizadas, para discutir a prevenção e o combate à violência e ao racismo nos estádios.
Durante o encontro, foi debatida a implementação de um sistema nacional de cadastramento de torcedores. O projeto já existe, mas será revisado com as novas tecnologias existentes e funcionará como um cadastro positivo, não para punir a torcida, mas focado no indivíduo.
Outra iniciativa proposta foi a de viabilizar um convênio com os Procons para qualificar os serviços nos estádios e proteger os direitos dos torcedores. A parceria para que o torcedor passe a ser tratado como consumidor será entre a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça com o Procon de São Paulo e servirá como projeto piloto para os outros Estados.
Durante o seminário, o Ministério do Esporte e a Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) também assinaram a renovação do Manifesto pela Paz, que engloba ações de mobilização e conscientização nos ambientes esportivos. Para 2016, o racismo será o mote das mobilizações.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça