EDUCAÇÃO

Governo do ES homenageia Campeões da Olimpíada de Matemática.

A solenidade, realizada no Palácio Anchieta, foi organizada pelo Governo do Espírito Santo.

Em 10/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com muita alegria e animação os 143 estudantes capixabas medalhistas da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) participaram da cerimônia estadual de premiação, realizada na tarde desta segunda-feira (10). Na última edição da OBMEP, o Espírito Santo garantiu 14 medalhas de ouro, 35 de prata e 94 de bronze. A competição contou com mais de 18 milhões de inscritos de todo o Brasil.
 
“Minhas palavras são para parabenizar esses jovens que aqui estão para receber estas medalhas. Quero dizer, em nome de todos os capixabas, que estamos felizes e orgulhosos pelo desempenho de vocês. Parabéns! Todos sabemos que essas conquistas vem acompanhada de muita dedicação, esforço, disciplina e tenacidade para construir o conhecimento. Por isso, essa alegria que tenho com vocês, tenho que dividir com os professores e os familiares, pois tenho certeza que eles também merecem os nossos aplausos”, disse o governador Paulo Hartung.
 
O governador aproveitou a cerimônia para ressaltar que o país precisa transformar a educação em uma prioridade absoluta. “Temos que ter clareza que os governos, Federal, Estadual ou Municipal, não conseguem sozinhos avançar neste processo. É necessário o engajamento e participação da sociedade, principalmente, da família na criação dos filhos e estabelecimento valores e limites aos filhos”, salientou Paulo Hartung.
 
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), diferente dos anos anteriores, realizou a cerimônia com objetivo de homenagear todos os estudantes medalhistas em cerimônia única, conforme padrões do evento nacional, com a participação dos alunos premiados, pais e responsáveis.
 
“É uma emoção especial estar aqui nesta tarde, com jovens dedicados aos estudos da Matemática. A união da família com a escola gera esse resultado, onde estudantes de 41 municípios capixabas brilharam. Esse evento é uma forma de chamar a atenção dos outros jovens para a importância de se dedicarem aos estudos. O Governo tem visto a Educação como prioridade, esse é o desafio do nosso país. Precisamos motivar os alunos a buscar o conhecimento”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
 
Para o estudante Lucas Berlique, medalhista de bronze, da Escola Estadual Padre Antônio Volkers, em Marilândia, o evento está sendo uma experiência interessante. “Sempre tive vontade de conquistar uma medalha e tenho muito orgulho de ter conseguido. Eu e meus colegas nos ajudamos muito na escola. Comecei ganhando menção honrosa e pretendo conquistar uma medalha de ouro. Todos deviam participar de competições como essa”, afirmou.
 
Muriel Berlique, mãe do Lucas, também se emocionou com a solenidade e ressaltou a importância do reconhecimento. “Como professora de Matemática, achei o evento maravilhoso. É uma forma de valorizar os jovens talentos descobertos na escola. A Olimpíada abre caminho para que os estudantes despertem a curiosidade e a vontade de aprender Matemática”, disse.
 
, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além dos estudantes, as escolas premiadas nos anos anteriores e os municípios de Alfredo Chaves e São Domingos do Norte também foram homenageados.
 
O coordenador Regional da OBMEP, professor Florêncio Guimarães Filho, aproveitou o momento para exaltar os professores e a família dos estudantes. “Parabenizo aos milhares de professores que auxiliaram os 331 mil alunos inscritos espalhados pelo Espírito Santo, de onde saíram os 143 medalhistas. Não podemos esquecer, também, da família, que tem um papel primordial na motivação dos alunos. Hoje, o Estado ocupa uma posição de destaque na OBMEP e acredito que cada vez mais vamos aumentar nossa participação e o número de medalhas na próxima competição”, disse.
 
Também estiveram presentes na solenidade o representante da Coordenação Nacional da OBMEP, Seme Gebara Neto; a coordenadora Regional do Programa de Iniciação Científica (PIC), Luzia Maria Casati, o reitor do Instituto Federal de Educação, Denio Rebello Arantes, o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime/ES), Adenilde Stein Silva e o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Reinaldo Centoducate. Além de representantes das Secretarias Municipais de Educação.
 
OBMEP
 
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, revelar talentos na área e incentivar o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
 
A competição, destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental aoano do ensino médio, é dividida em duas fases. Na primeira, são aplicadas provas objetivas. na segunda etapa, é a vez das discursivas
 
No total, foram concedidas 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze, totalizando 6.500 medalhas; e cerca de 46.200 certificados de Menção Honrosa.
 
Secom/ES