SAÚDE
Governo do ES inaugura Unidade Saúde da Família em Bom Jesus do Norte.
Financiada com recursos estaduais, a obra dispõe de 600,40 metros quadrados de área construída.
Em 20/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A partir da parceria entre o Governo do Estado e os municípios para fortalecer a atenção primária à saúde, foi inaugurada nesta quinta-feira (20), em Bom Jesus do Norte, município localizado na Região Sul do Espírito Santo, mais uma Unidade Saúde da Família (USF). Financiada com recursos estaduais, a obra dispõe de 600,40 metros quadrados de área construída e beneficiará a, aproximadamente, 6 mil moradores.
A construção da Unidade Saúde da Família de Bom Jesus do Norte foi financiada com repasse de R$1,16 milhão feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que também viabilizou equipamentos médico-hospitalares e mobiliários no valor de R$ 32 mil. A cessão do terreno e a contratação de profissionais foram a contrapartida municipal.
Durante a solenidade de inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira, destacou que a nova USF será fundamental para o atendimento básico e na conscientização da população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis. "Inaugurar uma unidade de saúde como essa com certeza é uma das melhores coisas que os gestores públicos podem fazer. Estamos falando de políticas públicas eficazes para avançar em ações preventivas para evitar que a população adoeça", disse o secretário.
Já o governador do Estado, Paulo Hartung, ponderou que a saúde pública no país necessita de gestão para pôr fim ao desperdício e à corrupção. "As coisas deste país estão presas em uma teia burocrática que não ajuda ninguém. Precisamos de uma mudança em nossos governos para dar mais flexibilidade e agilidade na prestação dos serviços ofertados à população. No Espírito Santo estamos fazendo nossa parte, com um choque de gestão e responsabilidade com os recursos públicos", disse Hartung.
O governador disse ainda que a inauguração da Unidade Saúde da Família em Bom Jesus do Norte é importante para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). "É como disse o secretário Ricardo Oliveira, vamos reforçar a porta de entrada do SUS e orientar a população sobre medidas preventivas, como o consumo consciente do sal e a realização de atividades físicas periódicas", exemplificou Hartung.
O prefeito Ubaldo Martins relatou que o município atravessa um período de muita dificuldade financeira por conta da crise nacional e extinção dos benefícios concedidos pelo Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap). "Estamos torcendo para essa crise nacional passar logo para voltarmos a crescer. É um momento ímpar ter o privilégio de inaugurar uma unidade de saúde, que é uma das áreas mais desafiadoras e necessitadas e, para isso, essa parceria com o Governo do Estado foi fundamental", comentou Ubaldo.
Nova Unidade
A nova Unidade Saúde da Família conta com seis consultórios (incluindo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos e de apoio.
O padrão do projeto arquitetônico adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A edificação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.
Entregas
Neste ano foram entregues Unidades Saúde da Família no município de Viana e Iúna. Até o final de 2015 estão previstas ainda inaugurações em Alto Rio Novo, Colatina, Guarapari, Mantenópolis, Conceição da Barra e Domingos Martins. Para 2016, está prevista a inauguração da USF em Castelo, Guaçuí, João Neiva, Marataízes e Pedro Canário, que contará com duas Unidades Saúde da Família.
A parceria do Governo do Estado com os municípios na construção dessas unidades é importante para reduzir a sobrecarga dos leitos hospitalares, já que cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos com uma atenção básica de qualidade.
Fonte:Secom ES