EDUCAÇÃO
Governo do ES oferece 1.600 vagas no curso de idiomas
Em 12/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os 70 alunos do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) receberam, na manhã desta quinta-feira (12), das mãos do governador do Espírito Santo Paulo Hartung, o certificado de conclusão do curso de idioma, realizado em outro país. Na ocasião, também foram anunciadas 100 novas vagas de intercâmbio para 2015 e a parceria com o Conselho Britânico disponibilizando mais 1.600 vagas para que alunos da rede pública estadual, de todo o Estado, possam aprender inglês.
Com experiências na bagagem, trazidas dos Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Argentina, os estudantes contaram durante o evento um pouco mais sobre a oportunidade de estudar em outro país.
Sendo um exemplo de dedicação aos estudos, Jaíne Muniz Barcelos deu seu depoimento como aluna do Centro Estadual de Idiomas, intercambista Sedu em 2013 e como Jovem Embaixadora 2014. “Fui intercambista, viajei para o Canadá e foi uma das melhores experiências da minha vida. Sempre fui aluna da rede pública e nunca pensei que eu poderia ter uma oportunidade como essa. Hoje, com 17 anos, já possuo dois vistos no meu passaporte, graças ao meu esforço e às oportunidades promovidas pelo Governo do Estado, que abriu minha mente para coisas novas. Estou aqui para dizer que o sonho pode estar mais perto do que imaginamos”, destacou.
A intercambista Maria Soave Jussim, que participou do Programa de High School, nos Estados Unidos, também contou em inglês as suas experiências, depois traduzindo o depoimento para os familiares e amigos presentes no evento. “Tive experiências magníficas, pude conhecer uma cultura nova, fiz parte do coral da escola, fiz novos amigos e aproveitei todas as oportunidades que a viagem me proporcionou, foi surreal! Espero que o Programa continue a crescer para que mais exemplos como o meu possam ser contatos aqui”, disse.
“Iniciei o curso no Centro Estadual de Idiomas da Serra em 2012, sem base alguma em inglês. Foram dois anos de muita dedicação para que eu conseguisse essa bolsa. Realizei meu sonho de viajar para o exterior”, descreveu a aluna Luísa Pedrada Sousa, que realizou o intercâmbio no Canadá.
A estudante Letícia Hellen Bandeira Gomes também contou como foi sua viagem para a Argentina, onde participou do Programa de Curso Intensivo de Língua Espanhola. “Eu estive na cidade de Córdoba, que por sinal me encantou em todos os detalhes. Aprendi muito, foram verdadeiras aulas de cultura”, disse.
Com muita história para contar, o estudante Mateus Alves Barbosa falou sobre a experiência em projetos sociais, na África do Sul. “Nunca imaginei que eu pudesse um dia ganhar uma bolsa de estudos fora do país. Mas após muito estudo e dedicação fui selecionado. Aprendi além do idioma inglês durante a viagem, muito sobre as relações humanas, participando de ações sociais na África do Sul. Percebi que a melhor forma de agradecer a oportunidade que tive era criar um projeto aqui no Brasil. E nós fizemos, eu e mais dois amigos, um projeto em Terra Vermelha, Vila Velha, onde ensinamos inglês para outros jovens. Hoje nós estamos nos dedicando a isso”, revelou.
Durante a cerimônia, o governador Paulo Hartung ressaltou o sentimento de realização em receber os alunos e seus familiares que participaram do projeto do intercâmbio e vivenciaram novas experiências. "É a segunda solenidade oficial que realizo no Palácio Anchieta. A primeira foi sobre a crise hídrica e conto com a ajuda de vocês nesta batalha pela conscientização do uso consciente da água. A segunda é esta sobre educação, que é uma ferramenta que liberta da escuridão da ignorância", disse o governador.
Para o governador, o país vive um atraso educacional em elevada proporção. "Infelizmente temos uma defasagem monumental. Vocês que foram para outros países viram a enorme diferença cultural. Agora temos ferramentas que nos permitem correr atrás deste tempo perdido e avançar no saber. Temos que fazer uso das novas tecnologias e inserir nossos jovens neste contexto. Apesar do cenário, com nossos projetos e iniciativas tenho convicção que o Espírito Santo tem um enorme potencial para iluminar o caminho educacional do nosso país", frisou Hartung.
Paulo Hartung finalizou mandando um recado aos alunos e sugerindo que o curso de intercâmbio seja apenas mais uma etapa no processo educacional de cada um. "O maior avanço é o aprender e aprender sempre. Sigam sempre em frente", incentivou.
O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo de possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de estudo no exterior e aprimorar o idioma estudado. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.
Homenagem à professora
Ao início de sua fala, o governador Paulo Hartung pediu um minuto de silêncio em respeito e homenagem à professora Miriã Peixoto que foi vítima de uma disputa do tráfico de drogas em São Torquato, Vila Velha. A homenagem foi estendida às vítimas de uma explosão ocorrida bordo do navio-plataforma Cidade de São Mateus, operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras. "Foi um acidente gravíssimo. Peço um minuto de silêncio. É um apelo pela cultura da paz e uma justa homenagem às vítimas desses lamentáveis episódios", sensibilizou o governador.
Mais oportunidades
Além das vagas de intercâmbio, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, anunciou também a ampliação da oferta do segundo idioma com a parceria do Conselho Britânico.
“Depois de tantos relatos de esforço e mérito, é impossível não me lembrar da primeira turma do Programa de Intercâmbio com apenas seis alunos, hoje estamos aqui com 70 estudantes recebendo o certificado e nós vamos ampliar as oportunidades. Reafirmo que vamos trabalhar para atingir a nossa meta que é disponibilizar 100 vagas em 2015 para o intercâmbio. Além disso, teremos uma nova experiência com o Conselho Britânico, para 1.600 jovens de 31 municípios do Estado. Essa será uma nova modelagem de curso, onde os professores serão capacitados pelo Conselho, e realizaremos um sonho de levar para o interior mais oportunidades para a juventude. Começamos o ano comemorando e anunciando a ampliação de programas, o que nos enche de energia para trabalhar cada vez mais por uma melhor educação para o Espírito Santo”, anunciou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Durante a solenidade, o secretário assinou a autorização de publicação de edital, para a contratação de professores para atuarem como tutores do curso de inglês. O edital será publicado nesta sexta-feira (13), com a abertura de 40 vagas.
O diferencial é que os professores selecionados terão também a oportunidade de participar de uma formação, realizada pelo Conselho Britânico, que contempla conhecimentos da metodologia e aplicação junto aos estudantes ao longo dos dois anos do curso, com duração de 210 horas anuais em 2015 e 2016. Ao final do curso, será fornecida certificação pelo Conselho Britânico aos professores.
Após a abertura das vagas para os professores tutores, ainda no mês de fevereiro, será publicado o edital para os alunos. Serão abertas 1.600 vagas distribuídas por escolas de 31 municípios do Estado. Poderão participar estudantes da 8ª série/9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio matriculados na rede pública estadual de ensino.
O curso de inglês será ofertado em escolas “polo” da rede estadual, que possuem laboratórios de informática e localização central nos municípios, de forma a atender estudantes de outras unidades da rede estadual interessados no curso.
O curso irá promover o desenvolvimento da língua inglesa por meio de aulas interativas e atividades online variadas com foco na comunicação. Os alunos participarão de módulos semestrais com 40 horas de atividades online e 32 horas presenciais cada. A duração do curso é de dois anos.
Fonte: Sedu/ES