CIDADANIA
Governo do ES realiza atendimento e acolhida à pessoas acima de 60 anos.
O trabalho é realizado pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh).
Em 03/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Idosos com mais de 60 anos que não têm condições de permanecer com seus familiares, que vivem em situações de violência, negligência, de rua ou abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos contam com o serviço de acolhimento institucional, oferecido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh).
A subsecretária de Assistência Social, Nazareth Liberato, explica que o serviço tem o objetivo de incentivar e contribuir para o desenvolvimento do protagonismo e de capacidades do idoso, para a realização de atividades da sua vida diária, desenvolvendo condições para independência e o autocuidado.
“Os idosos são encaminhados às Casas Lares mediante requisição dos meios de assistência social, CREAS, Ministério Público ou até mesmo pelo Poder Judiciário. São acolhidos os idosos em situação de negligência, abandono ou que não podem contar com atenção de seus familiares e precisam de um apoio do poder público para manter sua qualidade de vida” destaca a subsecretária.
O Serviço de Acolhimento Institucional para ‘’Idosos é ofertado por meio de Casas Lares e abrigos institucionais. Atualmente, o Espírito Santo possui 42 abrigos em 32 municípios, que funcionam interruptamente.
A Seadh é responsável por repassar o recurso para os municípios que possuem Casas Lares e o município repassa o investimento para as instituições conveniadas. Para mais informações sobre o Serviço de Acolhimento Institucional dirija-se ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do seu município.
Veja quais municípios possuem o Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos:
Alegre, Alfredo Chaves, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Ecoporanga, Montanha, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Iconha, Irupi, Jerônimo Monteiro, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Muqui, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Viana e Vitória.
Fonte: Secom/ES