TEMAS GERAIS
Governo lança campanha de apoio voltada à atividade circense
A iniciativa recebeu o nome de Respeitável Circo! e reúne ações realizadas por ministérios.
Em 20/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma das ações da campanha foi o lançamento de uma cartilha, que sistematiza programas e políticas públicas que podem beneficiar trabalhadores envolvidos com essa atividade.
O governo federal lançou hoje (20) uma campanha voltada aos artistas, produtores e público envolvidos com a atividade circense. A iniciativa recebeu o nome de Respeitável Circo! e reúne ações realizadas por diversos ministérios do Executivo Federal relacionadas a essa expressão artística.
Uma das ações da campanha foi o lançamento de uma cartilha, que sistematiza programas e políticas públicas que podem beneficiar trabalhadores envolvidos com essa atividade. Há políticas em áreas como assistência social, saúde e educação.
A cartilha também orienta e auxilia no cumprimento de obrigações burocráticas para instalar estruturas de circos nas cidades.
O texto traz recomendações também aos gestores locais para que compreendam a importância dessa expressão artística e que atuem para facilitar a presença e atuação artistas circenses em seus territórios.
“Sugerimos o acolhimento dos circenses, por meio de agentes públicos conhecedores das peculiaridades dos povos itinerantes. Nos municípios menores, recomendamos a existência de um ponto focal (alguém capacitado para entender as diferentes necessidades dos circenses e dialogar com as áreas gestoras)”, diz a cartilha.
Selo
Outra ação foi o lançamento do Selo Município Amigo do Circo, uma premiação para reconhecer cidades que apoiam essa atividade. O prêmio será divulgado em 27 de março de 2022, data em que é comemorado o dia do circo.
Segundo o governo federal, o objetivo é articular não somente as políticas públicas do executivo, mas também das instituições públicas em outras esferas da federação, incluindo ações de fomento em âmbito regional.
Outro objetivo é contribuir para a retomada dessa atividade, que sofreu com os efeitos da pandemia do novo coronavírus como grande parte do setor da cultura.(Por Jonas Valente/Agência Brasil)
Leia também:
> Procon de Vitória alerta para variação de preços do kit covid
> Inundações deixam mais de 100 mortos na Índia e no Nepal
> Coreia do Norte dispara míssil balístico para o mar do Japão
> China elabora lei que pune pais por mau comportamento dos filhos
> Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão
> CPI vai propor pensão para órfãos de vítimas da covid-19
> PF desarticula contrabando de terras indígenas venezuelanas
> Futuro da energia: nuclear, eólica e solar para diversificar matriz
> Detran|ES orienta sobre reposição de placa perdida nas chuvas
> Incêndio em edifício deixa ao menos 46 mortos em Taiwan
> Lava do Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, ocupa 656 hectares
TAGS: CIRCO | GOVERNO | RESPEITÁVEL CIRCO | CAMPANHA | CARTILHA