TEMAS GERAIS
Governo quer estimular desenvolvimento de territórios
Um grupo de trabalho foi criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial
Em 11/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A proposta do GT Territórios e Participação Social nas Políticas Públicas do Governo Federal é elaborar diretrizes, orientações e estratégias para buscar soluções, força de trabalho e fortalecer as economias locais, por meio de ações construídas com as comunidades.
Um grupo de trabalho (GT) interministerial foi criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial, por meio da participação social e educação popular na elaboração das políticas públicas do governo federal. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).
A proposta do GT Territórios e Participação Social nas Políticas Públicas do Governo Federal é elaborar diretrizes, orientações e estratégias para buscar soluções, força de trabalho e fortalecer as economias locais, por meio de ações construídas com as comunidades.
>> Em 2024, população 65+ será maior que menores de 15 anos
Para isso, será elaborado um relatório, em 90 dias, apontando caminhos para o aprimoramento das políticas públicas de desenvolvimento territorial, que será entregue ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
Composição
O GT será coordenado pela Secretaria Nacional de Participação Social e terá dois representantes titulares do Conselho de Participação Social e um da Secretaria-Executiva. Participam ainda representantes da Casa Civil e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, além de representantes dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, das Cidades e da Integração e Desenvolvimento Regional.
Servidores de outros órgãos da administração pública e especialistas de notório saber poderão ser convidados a participar dos debates e contribuir com assessoramento técnico nas reuniões que acontecerão a cada 15 dias.
Nos encontros, o grupo deverá realizar estudos técnicos e elaborar diretrizes para integrar as políticas públicas à participação social com educação popular, além de propor estratégias para territorialização das ações do governo federal. Também deverão ser apresentadas propostas para edições de atos e orientações sobre os temas em debate. (Agência Brasil)
Leia também:
> Em 2024, população 65+ será maior que menores de 15 anos
> Analfabetismo em crianças brasileiras dobra durante pandemia
> Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado
> TSE inicia o julgamento de três ações contra Bolsonaro
> Hamas ameaça matar reféns em resposta às ações israelenses
> Com 800 mortes, conflito entre Israel e Hamas entra no 2º dia
> Israel e Gaza em guerra após ofensiva surpresa do Hamas
> Terminais do Transcol abrem espaço para o ‘Outubro Rosa’
> Justiça destina R$ 109 mi para conter violência na Bahia
> ONS propõe medidas para escassez hídrica na Amazônia
TAGS: GOVERNO | DESENVOLVIMENTO | TERRITÓRIOS | GRUPO DE TRABALHO | POLÍTICAS PÚBLICAS