ECONOMIA NACIONAL
Governo quer fortalecer mercado livre de energia, diz Eduardo Braga.
Governo pretende leiloar 30% da energia por meio da realização de leilões de usinas hidrelétricas.
Em 02/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O governo tem o compromisso de fortalecer o mercado livre do setor elétrico, destacou, nesta quinta-feira (1º), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, ao participar da abertura de um seminário sobre desenvolvimento sustentável do Brasil e a expansão do setor elétrico nacional. Ele explicou que a meta, com o fortalecimento do mercado livre, é permitir que consumidores comprem energia diretamente dos geradores ou comercializadores, por meio de contratos bilaterais com condições livremente negociadas. O seminário foi realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
O ministro disse que o fortalecimento do mercado livre de energia se baseia na Medida Provisória (MP) 688/2015, que repactua risco hidrológico de geração de energia elétrica entre geradores e distribuidores e institui a bonificação pela outorga.
Segundo Eduardo Braga, o governo pretende leiloar 30% da energia em disponibilidade por meio da realização de leilões de usinas hidrelétricas já existentes e que não tiveram seus contratos prorrogados. Esse leilão está previsto para ocorrer em novembro, com arrecadação prevista de R$ 17 bilhões.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil