CULTURA

Governo vai elaborar projeto da Galeria Homero Massena

A assinatura foi realizada pelo Governo do Estado do ES, por meio do DER-ES e da Secult.

Em 03/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Secult

A empresa vencedora da tomada de preço é a Izabel Souki Engenharia e Projetos LTDA, que tem oito meses para apresentar a elaboração do todo o projeto.

Foi assinada, nesta terça-feira (31), a Ordem de Serviço da licitação do projeto de reforma e restauro do antigo prédio do Arquivo Público, localizado na Cidade Alta, no Centro de Vitória. O prédio, que é patrimônio tombado do Espírito Santo, abrigará a sede da Galeria Homero Massena (GHM) após restauro.

A assinatura foi realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e da Secretaria da Cultura (Secult), e pela empresa vencedora da tomada de preço, a Izabel Souki Engenharia e Projetos LTDA, que tem oito meses para apresentar a elaboração do todo o projeto arquitetônico e complementares. Após essa entrega, o trabalho entra em uma nova etapa com a licitação para a execução das obras. O custo máximo do projeto foi de R$ 107 mil e a vigência do contrato com a empresa ganhadora será de 360 dias.

O projeto deverá prever a reforma e o restauro, acessibilidade, projeto estrutural e adaptação da arquitetura do espaço para comportar café, espaço de arte-educação, reserva técnica e o espaço expositivo, além de projetar as necessidades hidráulicas e elétricas.

"Nosso compromisso com a cultura e com nossos espaços culturais se reafirma em mais esse passo rumo à nova sede da nossa Galeria", destaca o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

De acordo com o coordenador da Galeria Homero Massena, Nicolas Soares, há tempos a classe artística almejava uma expansão do espaço físico da Galeria, que não só permitiria outros desafios nas montagens de exposições, mas também acolheria todas as outras ações em que a Galeria sempre atuou como no acervo, na pesquisa, no educativo.

"Este é o momento em que uma mudança grande está por se desenhar, para fortalecer ainda mais a importância da Galeria Homero Massena no circuito artístico da cidade de Vitória e do Estado, como sua repercussão para fora que se projeta cada vez mais. A nova sede é um prédio histórico, que agora abrigará também esta Galeria histórica." (As informações são da Secult)

Leia também:

Espírito Santo disputa o Festival Internacional de Cinema
Serra é protagonista na posse da mesa diretoria da Cultura
Vitória divulga aprovados no Edital de Instrutores e Oficineiros
Linhares comemora Dia do Folclore com atividades culturais
Casa da Memória receberá a exposição Agosto Indígena
Memória das Cores faz resgate audiovisual poético de Vitória
Cidade de Serra celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Fundação ArcelorMittal abre edital para projetos culturais
Fundeci destina R$ 10 milhões a projetos de inovação
Lorenzo Pazolini entrega obras de reforma do Museu do Negro
Biblioteca de Vitória completa 80 anos com agenda especial
Serra abre edital para eleger membros do Conselho de Cultura

TAGS:
GALERIA | HOMERO MASSENA | 12º CINEFANTASY | FESTIVAL DE CINEMA | DIA DO FOLCLORE | CULTURA | AUXÍLIO