EDUCAÇÃO

Graduados em Educação Física querem aprofundar os estudos

Cresce o interesse dos profissional graduados em Educação Física na área de pesquisa.

Em 09/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Unisa

Segundo dados da Unisa, tem sido crescente o interesse de recém-formados pelos cursos de Pós-Graduação - Especialização, Mestrado e Doutorado - seja para aprofundar os estudos e, também, para seguir como professor ou pesquisador.


Siga o CORREIOCAPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

A conclusão do ensino superior para muitos o primeiro passo para novas oportunidades no mercado de trabalho, mas a possibilidade de identificar novas áreas de interesses. A conclusão do curso superior pode ser o caminho também para a carreira acadêmica. Segundo a Universidade Santo Amaro (Unisa), tem sido crescente o interesse de recém-formados pelos cursos de Pós-Graduação - Especialização, Mestrado e Doutorado - seja para aprofundar os estudos e, também, para seguir como professor ou pesquisador.  

Esse é o caso da graduada no curso EaD em Educação Física e hoje aluna do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde, Cristiane Gonçalves. Durante a graduação, Cristiane estagiou no Programa de Atividades Esportivas Extensivas à Comunidade (PAEC), uma iniciativa da Universidade para estimular a prática esportiva, entre as ações oferece academia de ginástica com equipamentos e professores de Educação Física para orientar os alunos durante os exercícios.  

Experiência

A experiência no PAEC com os alunos me permitiu vivenciar a profissão do Educador Físico, apesar de enriquecedora, meu objetivo inicial se manteve em atuar na área acadêmica, então a coordenadora do curso de Educação Física da Unisa, Rosemeire de Oliveira, me orientou a cursar o mestrado para iniciação cientifica”, reforçou Cristiane. Hoje sendo uma das bolsistas do programa de mestrado da Unisa, Cristiane se dedica a estudos relacionados a hipertensão, a pessoas idosas, transtorno alimentar, ansiedade e depressão.  

Outros dois alunos graduados em Educação Física, Fernando Mateus e Gabriella Tanaka, também estagiaram no PAEC e são bolsistas do programa de Mestrado da Unisa, assim como a Cristiane, o Fernando e a Gabriella atuam no desenvolvimento de pesquisas. Atualmente, Fernando se dedica a estudar o comportamento da pessoa idosa e, também da obesidade. Já Gabriella dedica o trabalho de pesquisa para identificar parâmetros relacionados a depressão. 

“O PAEC tem sido uma importante base de dados para as nossas pesquisas”, ressalta, a coordenadora do PAEC, Thais Reimberg. 

Segundo a coordenadora o PAEC oferece atividades aquáticas, esportes de quadra, ginástica artística, avaliação física dentre outras ações. Todas as práticas esportivas são gratuitas e com vagas limitadas. Os interessados em participar devem residir próximo a Universidade e realizar sua inscrição pelo Programa Social Santo Amaro. 

A Pós-Graduação em Ciências da Saúde possui 2 anos de duração, com carga horária de 630 horas. A área de concentração é a ‘Atenção Interdisciplinar em Saúde Humana. O programa é também recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e preveem em seus editais, concessão de bolsa de estudo de até 100% para os mais bem colocados. (AsImp/Unisa)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Governo ES abre 10 mil vagas em cursos on-line no QualificarES
Vitória: Escolas promovem conscientização sobre autismo
Projeto garante a alfabetização de alunos com entrega livros
Inscrições abertas para o 3° curso cervejeiro prático em Viana
Vagas abertas para oficina que ensina a fazer objetos 3D
Abertas inscrições para curso de audiovisual em Anchieta
Prefeitura de Vitória nomeia 283 profissionais para educação
Bullying: escolas de Vitória recebem ação preventiva da Guarda
Começa hoje pagamento da primeira parcela do Pé-de-Meia
Brasil tem uma eterna dívida com a educação, diz Lula

TAGS:
GRADUADOS | EDUCAÇÃO FÍSICA | UNISA | PESQUISA | INTERESSE