TEMAS GERAIS
Grande Vitória debate desafios da região a serem superados
O Plano ES 500 Anos reúne o Governo do Estado, a sociedade civil capixaba e setor produtivo.
Em 27/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Plano ES 500 Anos reúne o Governo do Estado, a sociedade civil capixaba, o setor produtivo, por meio do Espírito Santo em Ação, e os mais diferentes poderes, instituições, setores e organizações representativas de todo o Estado.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
O município de Vila Velha recebeu, na última quarta-feira (24), a oficina de trabalho para a construção do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos. No evento, foram debatidos os desafios, potencialidade e anseios de toda a Região Metropolitana da Grande Vitória para os próximos dez anos.
O Plano ES 500 Anos reúne o Governo do Estado, a sociedade civil capixaba, o setor produtivo, por meio do Espírito Santo em Ação, e os mais diferentes poderes, instituições, setores e organizações representativas de todo o Estado, numa grande construção coletiva da visão de futuro, desafios e potencialidades do Espírito Santo daqui até o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.
Para o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, o ES 500 Anos será o terceiro planejamento de longo prazo do Estado do Espírito Santo. .
“O ES 500 Anos será o terceiro planejamento de longo prazo do Estado do Espírito Santo. Somos um dos poucos estados do País a ter uma cultura de planejamento já consolidada, com um norte bem definido, e que orienta não só o Governo, mas o setor produtivo e toda a sociedade."
Já foram realizadas nove oficinas regionais, nas microrregiões Central Sul, Caparaó, Nordeste, Rio Doce, Noroeste, Centro-Oeste, Sudoeste Serrana, Central Serrana e Metropolitana. O décimo e último encontro aconteceu na quinta-feira (25), no município de Anchieta, representando a microrregião Litoral Sul.
As oficinas regionais reúnem representantes do Governo do Estado, das prefeituras, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), do Judiciário e demais poderes constituídos, além de sindicatos, federações e outras instituições do setor produtivo, da academia, do terceiro setor, da sociedade civil organizada e demais organizações representativas.
Participação on-line:
Os cidadãos capixabas também podem contribuir com a construção do Plano ES 500 Anos no formato on-line. CLIQUE AQUI E PARTICIPE! https://www.es500anos.com.br/.
O ES 500 Anos
Anunciado em dezembro, o Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos será uma construção fruto da inteligência coletiva capixaba. Dessa forma, as atividades de elaboração do plano contarão com a participação dos governos Estadual e municipais, dos demais Poderes Públicos, federações, setor produtivo, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada e de demais organizações representativas, em oficinas regionais e seminários temáticos e com atenção às particularidades de cada uma das dez microrregiões capixabas.
O documento também vai agregar diagnósticos produzidos por diferentes instituições e pelo poder público, além de revisitar metas e indicadores estabelecidos pelo plano de desenvolvimento de longo prazo atualmente existente, o ES 2030.
O objetivo do ES 500 Anos é revisar o planejamento de longo prazo do Estado e definir uma visão de futuro para o Estado do Espírito Santo tendo como horizonte o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.
Mais informações sobre o Plano ES 500 Anos também estão disponíveis no site www.es500anos.com.br.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Serra contrata banca para concurso públicos com 1500 vagas
> Caso Samarco: Justiça inclui 5 cidades em rol de áreas atingidas
> Mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país
> Força de trabalho capixaba conta com cerca de 602 mil jovens
> Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios
> De 71 países, apenas 2 e UE não criminalizam desinformação
> Vitória nomeia aprovados em vários processos seletivos
> ES registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza
> Cartão Reconstrução vai atender cerca de 17 mil famílias no ES
> Supremo mantém decisão do TSE que multou Bolsonaro
> Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
TAGS: GRANDE VITÓRIA | ES 500 ANOS | PLANO | DESAFIOS | PROBLEMAS