CIDADE

Grande Vitória vai ganhar mais de mil vagas para bicicletas.

Os 567 bicicletários ficarão próximos a prédios públicos.

Em 24/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Governo do Espírito Santo anunciou que vai instalar 563 bicicletários próximos a prédios públicos da Grande Vitória e aos terminais rodoviários do Sistema Transcol neste ano. Como cada equipamento tem espaço para duas bicicletas, 1.126 vagas serão criadas.

A previsão da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) é de que a partir de abril os bicicletários fiquem disponíveis para o público em 45 prédios de órgãos da administração direta e indireta.

Inicialmente, serão 411 bicicletários. Os que ficarão próximos aos terminais do Sistema Transcol serão implantados depois.

A implantação está orçada em R$ 257,4 mil e a empresa responsável pela colocação será selecionada em licitação.

De acordo com a subsecretária de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici, o objetivo é incentivar o uso das bicicletas entre os servidores públicos e a população em geral que frequenta os prédios que serão contemplados.

“O objetivo é que todos usem a bicicleta, seja os funcionários, seja quem vai passar por essas regiões e for realizar algum tipo de serviço nestes prédios, a intenção é estimular o uso mesmo”, disse.

Alguns dos bicicletários que serão implantados terão abrigo. No caso do Palácio Anchieta, por ser um prédio tombado, o bicicletário vai ficar próximo ao antigo prédio da Assembleia Legislativa.

Ciclovias
De acordo com a subsecretária, paralelo ao investimento nos bicicletários, o estado também vai criar campanhas educativas para o uso das bicicleta. Além disso, pretende encerrar estudos de implantação de novas ciclovias, que serão contempladas com os projetos de mobilidade urbana em Carapina, na Serra; e o Portal do Príncipe, no Centro de Vitória.

Fonte: G1-ES