SAÚDE
Grande Vitória tem 48% da população vacinada contra a febre amarela.
Mais de 520 mil foram vacinados em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Em 07/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cerca de 520 mil pessoas já foram imunizadas contra febre amarela em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, desde o início do ano até esta segunda-feira (6). Novos mutirões voltam a acontecer nos municípios no próximo sábado (11), quando vai ser o Dia D de vacinação.
Vitória é a cidade com a imunização mais avançada. Foram 174 mil doses aplicadas, segundo a prefeitura. O número corresponde a 48% dos cerca de 361,7 mil moradores que compõem o público-alvo da vacinação. A administração informou que toda a cidade estará coberta ainda em março.
Em Vila Velha, são 123 mil vacinados, 38,4% dos 320 mil que deverão ser atendidos. Nesta segunda-feira (6), foram 8,3 mil moradores vacinados, em 17 postos disponibilizados pela prefeitura, sendo 2 mil só no ginásio Tartarugão.
Na Serra, são 170 mil vacinados, 42,5% dos 400 mil que deverão ser atendidos. A prefeitura diz que concluirá a vacinação dentro de 10 dias.
Em Cariacica, 53 mil moradores foram vacinados. A prefeitura não informou qual o público-alvo dentro da população de 384 mil habitantes, nem quantos dias serão necessários para atender a todos.
Agendamento online
Moradores de Vila Velha, Serra e Cariacica também vão poder usar o sistema de agendamento online da Prefeitura de Vitória, a partir de quinta-feira (9).
O interessado deve entrar no site da prefeitura da capital, acessar o link 'agendamento', clicar na cidade onde mora e marcar dia e hora para vacinação.
Interior
Mais de 1 milhão de pessoas já foram imunizadas nos 60 municípios que estão realizando a vacinação cautelar contra febre amarela, o que representa uma cobertura vacinal de 73,64% da população-alvo, segundo a secretaria de estado da Saúde
Orientação
Os médicos avisam que a vacina é fundamental para aqueles que vivem ou vão viajar para áreas de incidência do tipo silvestre da febre amarela. Quem só circula nas áreas urbanas da Grande Vitória não deve entrar em pânico.