ESPORTE NACIONAL

Gremio e Internacional fazem a grande decisão quente do gauchão 2015.

Para os donos da casa, a vitória garante a quinta conquista consecutiva.

Em 03/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Internacional e Grêmio se enfrentam às 16h (de Brasília) deste domingo, no Estádio Beira-Rio, em jogo que vale o título do Campeonato Gaúcho e muito mais. Para os donos da casa, a vitória garante a quinta conquista consecutiva. Para o Grêmio, o empate com gols pode interromper um jejum de cinco anos sem conquistar uma taça.

Se depender dos treinadores de Grêmio e Internacional, o Gre-Nal 406, que decide o Estadual, não terá polêmica. No Internacional , Diego Aguirre discorda que exista algum condicionamento da arbitragem por parte do Grêmio e da imprensa, como disse o presidente colorado Vitório Píffero , sexta-feira, no CT Parque Gigante.

“Não falo de arbitragem. Será sempre assim. Eu respeito muito. Acho que a arbitragem do Brasil está muito bem. Árbitros que para mim, transmitem muita confiança. É um tema que não dá para pensar um minuto, nada, que não seja que vai ganhar o melhor no campo. É simples”, disse o treinador colorado.

Sobre o time, o treinador uruguaio não abre mão de manter dúvida em relação a escalação. Há certeza de que será com força máxima. E a principal incerteza está na opção entre um time mais ofensivo com o meia Valdívia, ou mais cauteloso com o volante Nicolás Freitas.

“Vocês já sabem que não vou falar do time. É uma das opções (Nicolás Freitas ou Valdívia). É possível, mas obviamente vão ficar sabendo 30 minutos antes do jogo. Valdívia esteve muito bem. Em um nível alto. Posso começar com ele, ou coloca-lo no segundo tempo”, comentou Aguirre, sem confirmar suas escolhas.

Se na escalação o Internacional está entre a cautela e a ousadia de agredir o adversário, na postura os jogadores já se decidiram.

“Jogamos sempre para cima do adversário. Vamos pressionar em cima e tentar fazer um jogo bom para, se Deus quiser, conquistar o título gaúcho”, revelou o latera colorado, Willian.

Empate com gols garante título ao Grêmio

Pelo lado do Grêmio de Luiz Felipe Scolari, que foi citado pelo presidente colorado de ter xingado D’Alessandro, a polêmica da arbitragem que passe longe. As palavras estão na mesma sintonia que seu colega Diego Aguirre.

"Quem sabe ele (Vitório Píffero) tenha manifestado sua contrariedade. Eu respeito. O que eu queria dizer é que no futebol e na vida não pode existir impunidade. Quem falta respeito com a arbitragem deve ser punido. Eu, por exemplo, quando hipoteticamente faltei, fui excluído do jogo. É o normal. Não tenho nada a responder", disse o treinador gremista que busca o seu quarto título gaúcho, sempre pelo Grêmio.

No time a única modificação em relação ao clássico da semana passada é a entrada do zagueiro Erazo no lugar do suspenso, Geromel.

No último treino, realizado no CT Luiz Carvalho, Fellipe Bastos e Yuri Mamute participaram. O primeiro sofreu uma pancada no joelho durante os treinos da semana e tinha virado dúvida. Recuperado, Fellipe será titular hoje. Já o atacante ficou de fora da primeira partida, mas parece estar recuperado de uma lesão no tornozelo direito.

O maior problema de Felipão está no que deveria ser a solução. O uruguaio Cristian Rodriguez dava opções para o treinador experimentar uma formação sem o centroavante de ofício, Braian Rodriguez, mas não treinou e será avaliado até o momento do jogo. O meia uruguaio se queixa de dores na panturrilha.

“Com nossas dificuldades terei que decidir sobre uma ou outra colocação. Normalmente, é a manutenção, provavelmente, daqueles jogadores que iniciaram a partida”, explicou Felipão, praticamente confirmando os onze.

Como precisa de um empate com gols para ser campeão, o Grêmio não irá ser tão exposto. O lateral direito Matias Rodriguez acredita em calma para tomar as decisões na partida.

“Vamos buscar a partida e tratar de fazer o gol. É isso que vamos tentar, mas tomando a precaução necessária. Não vamos sair como loucos. Temos que ir buscando os espaços que eles podem deixar”, disse o argentino dono da camisa dois gremista.

Internacional x Grêmio

Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre
Horário: 16h

Escalações

Internacional: Alisson, Willian, Ernando, Alan Costa e Géferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, D’Alessandro, Valdívia (Nicolás Freitas) e Eduardo Sasha; Nilmar. Téc.: Diego Aguirre.

Grêmio: Marcelo Grohe, Matías Rodriguez, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Douglas, Giuliano e Luan; Braian Rodriguez (Cristiano Rodriguez). Téc.: Luiz Felipe Scolari

Terra Esportes