CIDADE
Greve dos bancos no ES segue sem data para acabar.
Na terça-feira (13), sindicato contabilizou 309 agências fechadas no estado.
Em 14/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A greve dos bancários, que completa nove dias nesta quarta-feira (14), continua sem previsão de data para acabar. Nesta terça-feira (13), o sindicato da categoria contabilizou 309 agências fechadas em todo o Espírito Santo, sendo 176 na Grande Vitória e outras 133 no interior.
Em todo o país, são 10.818 locais de trabalho paralisados. O número é quase a metade das 22.975 agências instaladas no Brasil.
Segundo o Sindibancários, os profissionais vão ficar de braços cruzados por tempo indeterminado, já que até esta terça-feira (13) a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não havia apresentado nenhuma nova proposta ou mesmo agendado alguma reunião para uma tentativa de negociação.
Em função do final de semana prolongado com o feriado, algumas agências registraram falta de dinheiro para saque nos caixas eletrônicos. Mas o coordenador-geral do Sindibancários, Jessé Alvarenga, destaca que essa não é a intenção da categoria.
“Nosso objetivo não é deixar ninguém sem dinheiro. O que queremos é uma proposta decente dos bancos. O que foi oferecido, 5,5% de reajuste, não paga nem a inflação. Não há justificativa para um setor como o bancário, que tem lucratividade ano a ano, propor uma ‘redução’ de salário”, criticou.
A categoria pede um reajuste salarial de 16%, aumento dos vale-alimentação, refeição, auxílio-educação, entre outras demandas. A Fenaban informou que aguarda uma nova proposta dos bancários para prosseguir nas negociações.
Fonte: G1-ES