CIDADE
Grupo instala bicicleta branca no local de acidente que matou modelo em SP.
Cicloativistas homenagearam Mariana Rodriguez, morta na semana passada.
Em 09/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um grupo de cicloativistas instalou uma "ghost bike", a bicicleta pintada de branco, para homenagear a modelo Mariana Livinalli Rodriguez, de 25 anos, que morreu na quinta-feira (3) depois de sofrer um acidente de bicicleta com um ônibus em um cruzamento da Avenida Faria Lima, na Zona Oeste de São Paulo.
A homenagem foi na noite desta quarta-feira (8). A bicicleta branca foi colocada na grade ao lado do local onde foi o acidente. Na manhã desta quinta (9), quem passou pelo local pode ver a "bicicleta fantasma" decorada com flores para lembrar Mariana. No chão, o nome Mari Rodriguez foi escrito ao lado de corações.
Na página do evento no Facebook, os amigos também homenagearam a modelo e pediram mais segurança ao ciclistas que usam a ciclovia da Faria Lima. "Que casos como os da Mari não aconteçam mais e que as lágrimas sejam poupadas", escreveu um dos internautas. "Que sirva para chamar a atenção neste cruzamento perigoso. Gostaria de pintar o chão antes do cruzamento de vermelho para melhorar a sinalização que não precise mais de nenhuma ghost bike", disse outro cicloativista.
Mariana se envolveu em um acidente com um ônibus quando andava de bicicleta na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, por volta do meio-dia de terça-feira (1º). A modelo teve uma piora no quadro de saúde durante a madrugada desta quinta-feira (3) e estava em estado gravíssimo.
A JOY Model, agência onde a modelo trabalhava, lamentou a morte de Mariana nas redes sociais e disse ela passou por procedimentos cirúrgicos, porém não resistiu aos ferimentos. Na mensagem, a agência diz que a jovem era uma profissional gentil, amável e promissora, além de ser humano iluminado.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que a ocorrência aconteceu no cruzamento da Rua Chopin Tavares de Lima com a Faria Lima. A ciclovia da Faria Lima cruza esta rua, onde há um semáforo.
Em nota, a CET lamentou o acidente e disse aguardar "investigação da Polícia para esclarecer as circunstâncias". Segundo a companhia, para os ônibus que trafegam na Faria Lima, no sentido Itaim/Pinheiros, é permitida a conversão à esquerda para a Rua Chopin Tavares de Lima.
"Esse cruzamento é controlado por semáforo, com um foco específico para conversão de ônibus à esquerda e outro específico para ciclistas. A ciclovia fica no canteiro central da Av. Brigadeiro Faria Lima", disse a CET na nota.
Modelo veio para SP há dois anos
Mariana é de Soledade, no Rio Grande do Sul, onde mora sua família. A mãe, o pai e a irmã vieram nesta terça para acompanhar a modelo.
Adriana Livinalli, mãe de Mariana, disse que a filha mora há dois anos em São Paulo, no bairro de Pinheiros.
Mariana começou a trabalhar como modelo por volta de 15 anos. Com 17, se mudou para a Ásia. Ela é modelo da agência JOY Model Management.
Entre outros trabalhos, foi duas vezes capa da revista Women's Health, fez editoriais das revistas Boa Forma, Nova, fez campanha para a C&A, e, recentemente, para a Monange.
Fonte: G1-SP