SAÚDE

Guarapari inicia ação integrada de prevenção contra insetos

Guarapari inicia ação integrada de prevenção contra insetos e pragas nas escolas municipais

Em 15/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

A ação faz parte da implantação da BRI – Borrifação Residual Intradomiciliar, estratégia preconizada pela Secretaria de Estado da Saúde como mais uma ferramenta no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou na segunda-feira, dia 12 de janeiro, uma importante ação de prevenção e controle de insetos e pragas nas escolas e creches da rede municipal de ensino. O trabalho tem duração prevista de aproximadamente 20 dias, abrangendo todas as unidades escolares municipais.

A ação faz parte da implantação da BRI – Borrifação Residual Intradomiciliar, estratégia preconizada pela Secretaria de Estado da Saúde como mais uma ferramenta no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A técnica consiste na aplicação de inseticida residual nas paredes, principalmente nas áreas externas das unidades de ensino, locais com grande circulação de pessoas e maior risco de transmissão das doenças.

Em Guarapari, o trabalho foi ampliado. Além do combate ao mosquito, o município aproveitou o período de férias escolares para realizar também a desinsetização e desratização, combatendo baratas, ratos e outros insetos e pragas urbanas. A iniciativa garante mais segurança para alunos e profissionais no retorno às aulas.

O cronograma prevê a visita a oito escolas por dia, permitindo que todas as escolas municipais sejam atendidas dentro do período estimado de 20 dias. A ação será realizada nos períodos de férias escolares, em janeiro e julho, e repetida após seis meses, fortalecendo a prevenção contínua.

De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Gilberto Mário, após a aplicação dos inseticidas, as equipes orientam os diretores das unidades escolares sobre a importância da manutenção dos cuidados.

“É fundamental manter a limpeza, evitar o acúmulo de entulhos, realizar a limpeza das fossas e seguir todas as orientações repassadas para que o efeito do trabalho seja prolongado”, destacou.

Ao final do serviço, cada unidade recebe o Certificado de Desinsetização e Desratização, além das Orientações de Segurança para Desinsetização nas Escolas, documentos que comprovam a realização do serviço e devem ser arquivados pela direção.

A Prefeitura de Guarapari reforça que a escolha do período de férias garante maior segurança na aplicação dos produtos e assegura que alunos e profissionais retornem às aulas em ambientes mais saudáveis, livres de mosquitos, insetos e roedores. (Secom/PMG)

Leia também:

US de Vila Velha promovem ações de prevenção à hanseníase
Brasil regulamenta exercício profissional da acupuntura
Saúde de Vitória marca presença na Arena Verão 2026
Hospital Jayme Santos Neves lança programa de Residência 
Saúde confirma segundo caso de mpox do grupo lp em SP

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET