MOBILIDADE URBANA
Guarapari supera grandes capitais em uso de patinetes elétricos
A fase de testes do sistema de patinetes compartilhados vem superando as expectativas.
Em 26/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
Se no início os trajetos eram curtos, indicando um período de experimentação, agora os usuários permanecem, em média, 15 minutos com o equipamento, o que comprova a adesão ao serviço como meio real de deslocamento no dia a dia.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A fase de testes do sistema de patinetes elétricos compartilhados em Guarapari vem superando as expectativas e se consolidando como um novo modelo de mobilidade urbana sustentável. A iniciativa, autorizada pela Prefeitura de Guarapari por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Semdeh), já colocou a cidade à frente de grandes capitais no número de viagens realizadas.
>> Serra inaugura a primeira avenida inteligente do Espírito Santo
No segundo domingo de operação, foram 2.230 utilizações registradas, totalizando mais de 5.400 quilômetros percorridos com os patinetes — um desempenho superior ao registrado em Salvador, que conta com cerca de 1.000 equipamentos da mesma empresa, mas não atingiu sequer a metade desse número. Atualmente, Guarapari opera com 200 patinetes, distribuídos em pontos estratégicos da orla da Praia do Morro.
Além disso, os dados mostram que o tempo médio de uso dos patinetes está aumentando. Se no início os trajetos eram curtos, indicando um período de experimentação, agora os usuários permanecem, em média, 15 minutos com o equipamento, o que comprova a adesão ao serviço como meio real de deslocamento no dia a dia.
“Estamos muito satisfeitos com a resposta da população. A adesão tem sido maior do que em cidades com estrutura muito superior à nossa, o que mostra o potencial do projeto. A Prefeitura segue monitorando os dados para fazer uma ampliação responsável, com segurança e eficiência", destaca o secretário Alexandro da Vitória.
A travessia da ponte no sentido Centro, assim como o acesso à ciclovia na chegada, também recebeu atenção especial. Para garantir a segurança, os usuários deverão utilizar as faixas de pedestres. Caso não cumpram essa orientação, o sistema automaticamente desligará o patinete, controlando o trajeto e reforçando o uso seguro do equipamento.
Diante da alta demanda e dos resultados positivos, a Prefeitura estuda liberar, já a partir da próxima semana, o uso dos patinetes também na região do Centro e nas avenidas Munir Abud e Paris, ampliando o alcance do projeto e beneficiando ainda mais moradores e visitantes. (Secom/PMG)
Leia também:
> Serra inaugura a primeira avenida inteligente do Espírito Santo
> Corpus Christi provoca mudanças no trânsito de Linhares
> Vias serão interditadas no Corpus Christi em Vila Velha
> Corpus Christi: Vias de Viana serão interditadas no feriado
> Guarapari inicia a fase de testes com os patinetes elétricos
> ES-388: Rodovia entre Amarelos e Rio Claro será pavimentada
> Ecovias vai duplicar trecho entre João Neiva e Cachoeiro em 3 anos
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












