CIDADE

Guarapari(ES) vai ter mais 30 ônibus e seis novas linhas.

Atualmente, há 74 veículos em circulação e o número vai aumentar para 104.

Em 21/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Depois de anos impedida de ir adiante por decisão judicial, a licitação de ônibus para o transporte coletivo de Guarapari, na Grande Vitória, vai acontecer neste mês de setembro, com a proposta de 30 novos veículos e a criação de mais seis linhas.

Atualmente, há 74 veículos em circulação na cidade e o número vai aumentar para 104.

Tanto o Tribunal de Justiça (TJES) quanto o Tribunal de Contas do estado (TCES) deram liberação ao município para realizar o processo de licitação, segundo Danilo Bastos, secretário de Desenvolvimento e Expansão Econômica.

Serão cerca de 90 dias, mais prazos recursais – se houver – para a conclusão do processo. Outros seis meses serão dados para os vencedores da licitação se adaptarem às exigências.

Mais informações serão divulgadas na época da publicação do edital, mas já se sabe que será permitido que 30% da frota seja de micro-ônibus.

Táxi
Outro item da mobilidade urbana de Guarapari que vai sofrer alteração é a de táxi, que também vai abrir licitação para contratar taxistas na próxima semana.

Serão 104 vagas, além de outras 50 para cadastro de reserva, que poderão assumir nos próximos anos, conforme aumentar a população.

Na seleção, serão avaliados itens como a experiência do candidato, os cursos de aperfeiçoamento realizados, o ano do veículo e se ele é adaptado para deficientes físicos.

Plano
Esses são alguns dos destaques da mobilidade urbana, como é previsto no Plano Guarapari 2030, documento que reúne diretrizes para o município nos próximos 15 anos.

De acordo com a prefeitura, o plano “visa somar esforços da administração pública, iniciativa privada e da sociedade civil para desenvolver ações integradas”.

Fonte: G1-ES