CIDADE

Guarda Civil Municipal de Vitória celebra 17 anos de atuação

São 17 anos, com atuação cada vez mais respeitada entre as forças de segurança de todo ES.

Em 18/12/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMVV

No próximo sábado (19), a Guarda Civil Municipal de Vitória completará 17 anos e celebra uma atuação cada vez mais respeitada entre as forças de segurança de todo o Estado.

"Nas diretrizes da corporação, estão a vigilância dos equipamentos municipais, o policiamento urbano de trânsito, a prevenção à violência urbana e a colaboração na segurança pública. Porém, a Guarda Civil Municipal de Vitória vai além de cumprir com esses deveres. Sua excelência foi transmitida para a formação de guardas de outros municípios, e os nossos agentes cada vez mais se destacam em operações integradas de segurança na cidade de Vitória", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Edvandro Sipolatti, é subsecretário da Guarda Municipal, e o primeiro integrante de carreira a comandar a instituição, em atendimento à lei federal 13.022.

"A Guarda Civil Municipal de Vitória comemora vários avanços desde a sua criação: as implantações das oito bases descentralizadas - Centro (Rua Caramuru), Ponte da Passagem, Jardim Camburi, Ilha das Caieiras, Goiabeiras (campo do Hi-Fi), Bairro de Lourdes, Rodoviária e Santa Lúcia - que permitem maior agilidade no atendimento à população, o convênio com a Waze para o monitoramento do trânsito, além do estreitamento de parcerias com as forças de segurança do Estado", disse 

Academia

Outro destaque é a estruturação da Academia da Guarda, com a formação interna e de outros agentes munipais de segurança. Neste ano, a Gerência de Formação da Guarda Municipal concluiu a qualificação de 29 agentes do município de Viana e 29 agentes de Serra. Trata-se de uma ação pioneira de uma força de segurança municipal no Estado.

"Com essa formação, a Guarda Municipal de Vitória cria um protocolo local de segurança urbana que pode ser usado pelas demais guardas de outros municípios e se consolida como referência no Estado", disse o gerente de formação da Guarda, agente Bruno Medeiros.

Na próxima segunda-feira (21), uma nova turma de 25 agentes comunitários da Serra será formada. 

Indicadores

Outro feito importantíssimo que a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Segurança Urbana cooperaram para atingir é a redução do índice de homicídios nos últimos oito anos. Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em 2012, Vitória tinha um índice de 33,9 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em 2020, essa taxa está em 16,7 para cada 100 mil habitantes.

Para o secretário Fronzio Calheira, isso é resultado de parcerias e esforço coletivo.

"É um número que representa um esforço coletivo, mas nós acreditamos que a contribuição do município foi trabalhada ao longo destes anos para que houvesse a redução dessa taxa. Creditamos isso ao empenho em diversas áreas, não apenas na segurança, mas fundamentalmente na questão preventiva. O fato do município de Vitória ter uma rede escolar, de saúde e de assistência social tão vasta contribuiu muito para que os dados criminais acabem sendo reduzidos". (Com informações da Prefeitura de Vitória)