POLICIA
Guarda de Vitória faz capacitação com uso de torniquete
Para uma atuação constante, a tropa da Guarda Civil de Vitória recebe diversos cursos.
Em 05/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O curso foi organizado pela Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap) e apresentou diversas técnicas de utilização do torniquete.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
Para uma atuação constante e qualificada, a tropa da Guarda Civil Municipal de Vitória recebe diversos cursos ao longo do ano. O mais recente foi o curso "Atendimento Pré Hospitalar em Combate", em Goiabeiras, na última semana, que teve como foco o uso de torniquetes, ferramenta que salva vidas em diversas situações de emergência.
>> Centro de Vitória tem redução de 38% de assaltos em 2024
"Ele é um equipamento de proteção individual para estancar sangramento em membros inferiores ou superiores. Costumamos ver em filmes algumas improvisações, mas o torniquete precisa ser homologado por um órgão de competência e é preciso saber usá-lo", explica o instrutor Aroldo Filho, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
O curso foi organizado pela Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap) e apresentou diversas técnicas de utilização do torniquete. Inicialmente, 20 guardas já completaram a instrução. Entre os pontos abordados, estão o de como reconhecer o calibre da veia ou artéria lesionada e adaptar o torniquete de forma adequada.
"De 3 a 5 minutos, uma hemorragia pode levar uma vítima a óbito. O uso correto do torniquete aumenta as chances de vida desta vítima até a chegada de socorro especializado ou entrada em uma unidade hospitalar. É essencial para nós, da área de segurança", explica o instrutor.
As técnicas visam auxiliar vítimas de qualquer tipo de incidente, desde disparos de arma de fogo até a acidentes domésticos, assim como fraturas por violência ou acidentes no trânsito.
"Até mesmo para auxílio de um colega de trabalho, pois a segurança pública nos expõe mais a situações de risco e emergências", observa Aroldo.
Outros cursos
A Gfap disponibiliza diversas temáticas diferentes para os guardas estarem com os conhecimentos técnicos atualizados com o que há de mais novo na área de segurança pública e viária. Somente este ano, já foram realizados 25 cursos distribuídos de assuntos distintos. A gerência também é responsável pelo Estágio de Qualificação Profissional (EQP) realizado anualmente para toda a tropa.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Centro de Vitória tem redução de 38% de assaltos em 2024
> Operação em prisões do país tira 4,7 mil celulares do crime
> 221 celulares são recuperados na 1ª etapa do Recupera
> Polícia Científica do Espírito Santo recebe novos peritos
> Forró do Pontal acontece sem registro de ocorrências graves
> Agentes da Guarda passarão por treinamento de habilitação
> Operação "Força pela Vida" flagra motoristas alcoolizados
> PF combate fraudes em benefícios de renda em cinco estados
TAGS: VITÓRIA | CAPACITAÇÃO | GUARDA CIVIL | TROPA | CURSOS