CIDADE

Guarda Municipal faz treinamento de tiro defensivo e preservação da vida

Estão sendo treinados todos os agentes novatos da corporação

Em 20/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Empenhada em manter a qualidade do serviço de segurança na capital, a Guarda Civil Municipal de Vitória está treinando todo o efetivo de agentes de proteção comunitária com o renomado método Giraldi, de tiro defensivo para preservação da vida.

Segundo seu criador, as dinâmicas e metodologias aplicadas diminuem em 95% as chances de morte dos agentes e em até 100% as mortes de inocentes e agressores.

Nilson Giraldi estará em Vitória nesta terça-feira (21) para dar uma palestra aos agentes da Guarda no auditório do Palácio Municipal, às 8 horas, e contará a evolução das práticas que culminaram no treinamento de preservação da vida e a importância das metodologias aplicadas à segurança do agente da lei e cidadãos.

Diálogo

De acordo com a filosofia do treinamento, a arma de fogo só deve ser disparada em situações indispensáveis, como um último recurso. Nesse contexto, a principal arma do agente é a verbalização racional e a negociação com os criminosos, evitando-se o uso ostensivo da arma de fogo.

Estão sendo treinados todos os agentes novatos da corporação, que estão tendo contato com as técnicas pela primeira vez, e os mais antigos, que estão sendo requalificados.

O objetivo é fazer com que o criminoso se renda ao perceber que o agente está no local para o restabelecimento da ordem e a preservação da vida.

"O treinamento frequente aumenta a capacidade da Guarda Municipal em oferecer segurança à população e melhorar a proteção de todos os envolvidos. O método Giraldi diminui a exposição ao risco e induz à utilização de procedimentos de proteção à vida que envolvem todos os personagens de uma ocorrência, sejam eles a vítima, o guarda e até mesmo o agressor", explicou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota.

Situações de risco

O método também demonstra as técnicas necessárias para a proteção do agente e identificação das ameaças que se apresentam nos diferentes tipos de ocorrências. Durante o treinamento, os guardas são confrontados com múltiplas situações de risco, como simulações de assaltos, resistência do agressor e libertação de reféns.

Em cada etapa do treinamento, os agentes passam por provocações que se aproximam de um ambiente real de conflito, capacitando-os para agir de forma racional a qualquer tipo de situação, mesmo em circunstâncias que envolvam tensão e medo.

Método

O método Giraldi consiste em um conjunto de técnicas e normas desenvolvido e aprimorado pelo coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo Nilson Giraldi.

Devido aos resultados alcançados, o método é reconhecido e recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte:PMV