TEMAS GERAIS

Guarda-vidas adotam medidas para tornar verão mais seguro

Guarda-vidas de Vila Velha adotam medidas para tornar o verão mais seguro nas praias.

Em 14/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Danilo Martins/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

No ranking das ocorrências registradas pelo Salvamar também constam mais de 96 mil abordagens educativas realizadas, além de 35 mil informações turísticas e 235 crianças perdidas, que foram logo encontradas graças a distribuição gratuita de pulseirinhas nas praias e lagoas.

Um Verão mais seguro nas praias e lagoas em Vila Velha. Sob o olhar atento de 120 guarda-vidas posicionados em 28 postos de salvamento aquático, turistas e moradores curtem o verão com mais segurança. Nos 10 primeiros dias de 2026 e, ao longo de todo o ano de 2025, Vila Velha não registrou afogamento que resultou em morte.
 
Durante o ano de 2025, o Serviço de Salvamento Aquático (Salvamar) da Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Vila Velha registrou 13 casos de afogamento, sendo dois deles no mês de dezembro, que exigiram intervenções rápidas dos guarda-vidas para o socorro das vítimas, além de 421 resgates e 87 atendimentos pré-hospitalares (APH).
 
No ranking das ocorrências registradas pelo Salvamar também constam mais de 96 mil abordagens educativas realizadas, além de 35 mil informações turísticas e 235 crianças perdidas, que foram logo encontradas graças a distribuição gratuita de pulseirinhas nas praias e lagoas.
 
O reforço no efetivo de guarda-vidas durante a Operação Verão vai até o dia 28 de fevereiro. A novidade nesse ano ficou por conta da instalação de 25 novos postos elevados e padronizados de salvamento aquático ao longo dos 32 km da orla, além de outros três postos-tendas para segurança no período de maior movimentação nas praias e lagoas.
 
Os novos postos padronizados foram instalados a cada 500 metros, um do outro, ao longo das praias da Costa, Itapuã e Coqueiral de Itaparica, e também na orla da Região 5 e nas lagoas da Ponta da Fruta, que com as altas temperaturas estão recebendo um grande número de banhistas e turistas.
 
Nas ações de monitoramento das praias, os guarda-vidas ainda contam com o apoio de um jet-ski e um bote inflável, que estão à disposição para ações de resgate e salvamento aquático. “O nosso principal objetivo é garantir a segurança dos banhistas e turistas nas praias e lagoas do município”, destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep.

“Os resultados alcançados, principalmente em relação ao ano de 2025, são extremamente positivos. Isso porque pudemos aumentar ainda mais a segurança e preservar a vida dos banhistas”, comemorou o gerente de Salvamento Aquático, Luiz Bastos. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Lei autoriza pagamento retroativo de direitos suspensos
Condutores têm CNH renovada automaticamente no ES
Brasil faz doação de material militar para Uruguai e Paraguai
Tarifa do Transcol terá reajuste de 4,8% a partir desta segunda
Governo lança uma nova versão do portal ComunicaBR

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET