ESPORTE NACIONAL

Gustavinho é o novo técnico da seleção masculina de basquete

CBB anunciou nesta segunda-feira (20) a contratação de Gustavo de Conti para dirigir a seleção

Em 20/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Divulgação/CBB/Direitos Reservado

Gustavinho, como ele é conhecido, acumulará o trabalho na seleção com o do Flamengo, onde está há quatro anos.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta segunda-feira (20) a contratação de Gustavo de Conti para dirigir a seleção masculina da modalidade. O carioca de 41 anos é o primeiro técnico nascido no Brasil a assumir o time nacional entre os homens após 13 anos (o último foi Lula Ferreira). Ele substitui o croata Aleksandar Petrovic, que esteve no comando da equipe nas quatro temporadas anteriores.

Gustavinho, como ele é conhecido, acumulará o trabalho na seleção com o do Flamengo, onde está há quatro anos. O técnico fez parte da comissão técnica nacional entre 2012 e 2016, como auxiliar, junto do atual treinador da equipe feminina, José Neto.

“É a realização de um sonho e um desafio na minha carreira. Desde que comecei como treinador de basquete, nas categorias de base do Ypiranga e depois no Paulistano [ambos de São Paulo], por quase 24 anos de carreira, trabalhei com esse objetivo. Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza de que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas”, destacou Gustavinho em depoimento ao site da CBB.

O treinador chega à seleção credenciado pelos títulos à frente do Flamengo, onde conquistou duas vezes o Novo Basquete Brasil (NBB) e a Copa Super 8 (que reúne os oito melhores times do primeiro turno do NBB), foi tricampeão carioca e ganhou a mais recente edição da Champions League das Américas (equivalente à Libertadores na modalidade). Antes, Gustavinho já havia sido campeão paulista e nacional dirigindo o Paulistano. O técnico, inclusive, conquistou os últimos campeonatos do NBB: um pelo Paulistano e dois pelo Flamengo.

“O Gustavo é o grande técnico da geração de treinadores brasileiros e chegou a hora de termos um técnico do nosso país dirigindo a seleção novamente. Os títulos conquistados nos últimos anos falam por si só, mas o respeito dos atletas, de toda a comunidade do basquete e todo o nosso estudo antes de realizar essa escolha nos deixa tranquilos e confiantes que Gustavo fará um grande trabalho”, declarou o presidente da CBB, Guy Peixoto Júnior, ao site da entidade.

A estreia de Gustavinho será em novembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023. Os brasileiros terão pela frente dois jogos com o Chile, nos dias 26 e 27, em locais e horários a serem definidos. O torneio leva os sete melhores ao Mundial, onde as duas melhores seleções das Américas asseguram vaga direta à Olimpíada de 2024, em Paris (França). O Brasil não se classificou para os Jogos de 2021, em Tóquio (Japão).

Antes, o treinador inicia a disputa da temporada 2021/2022 do NBB pelo Flamengo. A estreia será em 23 de outubro, em horário a ser definido, contra o São Paulo, no ginásio do Morumbi, na capital paulista. O Rubro-Negro é o atual bicampeão nacional e maior vencedor do torneio, com sete títulos desde a edição 2008/2009, a primeira da história. (Por Lincoln Chaves/TV Brasil)

Leia também:

Grêmio vence o Flamengo por 1 x 0 em pleno no Maracanã
Rio libera torcedores em estádios com metade da ocupação
São Paulo: Crespo coloca vaga na Libertadores como meta
Vasco: Com salários atrasados, funcionários ameaçam greve
"Não é um time que quer ser campeão", desabafa Luciano
São Paulo anuncia que Daniel Alves não joga mais pelo clube
Vianenses conquistam cinturão em Campeonato de Kickboxing
Feras do surfe nacional competirão nas ondas de Regência
> Após vitória em Interlagos, Hugo Cibien disputa nova etapa
Vôlei de praia: chega ao fim parceria de Alison e Álvaro Filho
Santos é goleado pelo Flamengo por 4 x 0 na Vila Belmiro

TAGS:
CBB | BRASIL | BASQUETE | GUSTAVINHO | COPA DO MUNDO