ESPORTE NACIONAL
Hamilton conquista a pole em Singapura com recorde da pista
Verstappen garante segundo lugar, com Vettel em terceiro.
Em 15/09/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Pela idolatria que tem por Ayrton Senna e os feitos na pista, Lewis Hamilton muitas vezes é comparado ao ídolo brasileiro. E no treino classificatório do GP de Singapura essa semelhança ficou ainda mais latente.
Como fazia Senna quando menos esperavam, o piloto da Mercedes, que sequer liderou um dos três treinos livres, ignorou o favoritismo dos rivais de Ferrari e RBR na pista asiática para cravar um tempo mágico em sua volta lançada e anotar a 79ª pole da carreira.
Além do direito de largar do primeiro lugar, a volta de 1m36s015 ainda garantiu um novo recorde do Circuito de Marina Bay, na manhã deste sábado.
TOP 3 Singapura — Foto: Reprodução
Max Verstappen bem que tentou superar o britânico. E até que o piloto da RBR , mesmo com um motor inferior ao da Mercedes, fez um bom trabalho. Max garantiu o segundo lugar no grid a "apenas" 0s319 de Hamilton.
Se Sebastian Vettel havia chegado em Singapura sob pressão, após a classificação ela apenas aumentou. O piloto não conseguiu encaixar uma boa volta e largará em terceiro em uma pista onde ultrapassagem é artigo de luxo.
Vale lembrar também que o alemão largará atrás de Verstappen e, a julgar pela corrida de 2017, as chances de uma largada tulmutuada são grandes. Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen completaram o top 5.
Melhor do resto: Sergio Pérez, Romain Grosjean, Esteban Ocon e Nico Hulkenberg se destacaram ao avançar para o Q3 com carros tecnicamente inferiores. Enquanto a Force India, em momento de recuperação, conseguiu colocar os dois carros no top 10, Renault e Haas foram mais tímidas com apenas um piloto cada.
Resultado classificação — Foto: Reprodução
Lewis Hamilton, Max Verstappen e Sebastian Vettel, o top 3 do grid do GP de Singapura — Foto: Will Taylor-Medhurst/Getty Images
O que você precisa saber do GP de Singapura
- Lewis Hamilton chegou a sua sétima pole ano, quarta em Singapura, e não só quebrou o recorde do tempo do Circuito de Marina Bay, como também aumentou a marca histórica de 79 poles. O segundo colocado é Michael Schumacher, com 68.
- Se Hamilton vencer amanhã, além de se isolar na liderança, o britânico empatará com Vettel no número de vitórias na pista asiática, com quatro.
lewis hamilton, mercedes, f1, cingapura — Foto: Getty Images
- Se Vettel quiser vencer amanhã, uma das chances que poderá ter é com um possível safety car. Desde que a corrida noturna entrou no calendário, o carro de segurança foi ativado em todas as edições do GP de Singapura.
Safety Car no GP de Singapura — Foto: Lars Baron/Getty Images
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Sob as luzes do Circuito de Marina Bay, o Q1 começou com todo o grid partindo para a pista com os compostos mais macios do fim de semana, o hipermacio. O primeiro tempo bom foi anotado por Kimi Raikkonen, que chegou a liderar o primeiro treino livre, com 1m38s534. Mas Ricciardo aproveitou a vantagem do carro da RBR nesta pista para melhorar a marca e fazer 1m38s153. O tempo permaneceu intocado até o fim da sessão.
A Mercedes, que trouxe poucos jogos dos pneus hipermacios, fez sua segunda tentativa de volta rápida com os ultra. Com isso, Bottas Hamilton avançaram em uma posição perigosa para o Q2, com o finlandês em 11º e, Hamilton, em 14º.
Eliminados no Q1:
15 - Kevin Magnussen
16 - Brendon Hartley
17- Stoffel Vandoorne
18 - Sergey Sirotkin
19 - Lance Stroll
Resultado do Q1 no treino classificatório em Singapura — Foto: Reprodução/FOM
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Ferrari e Mercedes não perderam tempo e saíram dos boxes assim que o cronômetro começou a rodar. Enquanto a dupla do time alemão deixou os boxes com os hipermacios, o pessoal de Maranello escolheu outra tática e foi com os ultramacios. E Hamilton, de cara, massacrou todos os tempos do fim de semana para registrar um novo recorde da pista, com 1m37s344. Mas Verstappen não demorou muito para superar o rival e colocar a RBR no topo, com 1m37s214.
Como a tática da Ferrari não funcionou muito, os pilotos voltaram aos boxes para fazer como o resto do grid colocar os pneus mais macios do fim de semana. E a mudança funcionou. Kimi Raikkonen superou Max ao anotar 1m37s194 e pular para o topo. Em sua última volta rápida, Vettel encontrou muito tráfego, acabou atrapalhado e terminou o Q2 no quinto lugar, a 0s682 do companheiro finlandês.
Eliminados no Q2:
11 - Fernando Alonso
12 - Carlos Sainz
13 - Charles Leclerc
14 - Marcus Ericsson
15 - Pierre Gasly
Resultado do Q2 no treino classificatório em Singapura — Foto: Reprodução/FOM
Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Na primeira saída dos boxes no Q3, melhor para a Mercedes. Lewis Hamilton tirou um temporal da cartola e fez 1m36s015, esmagando todos os tempos do fim de semana e o recorde de pista, jogando toda a pressão para os rivais. A marca foi nada menos que 3s5 mais veloz que a pole de Vettel de 2017. E apesar das diversas tentativas, ninguém foi apto a superar o tempo do britânico, que conquistou a 79ª pole da carreira, aumentando ainda mais a marca histórica da Fórmula 1.
Resultado classificação — Foto: Reprodução